02 julho 2013

MULHERES VIVENDO UMA GERAÇÃO PROFÉTICA




PARTE 1



A IMPACIÊNCIA NOS IMPEDE DE VIVER UMA GERAÇÃO PROFÉTICA




Todos os pecados são destrutíveis, mortais, ofendem a Deus, mas, tem pecados que abrem o gatilho para os demais pecados, eles são como o vírus da AIDS, eles são como vírus que causam morte aos seres humanos, eles abrem as portas para todos os outros.

Nós somos pessoas que naturalmente gostamos das recompensas dos nossos desejos instantaneamente, é isso que o homem deseja... Ex.: um vídeo carregando no computador, nós não suportamos que um vídeo carregue no you tube, nós queremos supermercado aberto 24horas, queremos farmácia aberta nos feriados, usamos cartão de crédito para facilitar, para ser mais rápido, queremos comunicação rápida com todo o mundo.
Queremos entrega rápida, queremos nossa pizza rápida, nossa entrega deve ser rápida, nós somos amantes do IMEDIATISMO e toda cultura a nossa volta alimenta isso...por que?


porque somos amantes de nós mesmos.
O lema da nossa geração, dessa geração sem cultura é “Sem demora”..
Tudo rápido, fast food..
“Penso que meu líder não me ama” por quê? Porque não respondeu o meu e-mail
Nós medimos o amor assim... respostas rápidas..
Queixam-se em seus corações “se as pessoas me amassem me ouviriam logo, me responderiam logo, me dariam atenção logo”.. nós medimos o amor assim.
Muitas pessoas cobram o amor dessa forma.
Quase todas as pessoas que cobram amor, falam sobre a falta de amor das outras pessoas.
- as pessoas não me amam, meus pais não me amam, meu irmão não me ama, a igreja não me ama...
E eu pergunto: Porque não te amam?   - porque eu não sou atendido logo, não me respondem logo, não tenho o feed back logo.. ficam chateadas, contrariadas..
·       Mas, isso é uma contradição, as pessoas assim não podiam estar mais longe da verdade de Deus.

·       Quem cobra o amor nesses termos, é uma pessoa que não conhece nada daquilo que ela cobra, a respeito de Deus.

Porque qd cobramos o amor assim de forma indignada, nós estamos cobrando algo a respeito do que não sabemos que é, ou que nos não temos, então porque nós cobramos.
1 Co. 13:4  O amor é paciente...   é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
“A pessoa está cobrando – o outro não te ama.. porque ele não te ama .. porque não responde logo” –  Então vc está cobrando dele um amor que vc não tem!!!
Ninguém que não é paciente pode cobrar o amor de outro...O impaciente não pode cobrar o amor de outro porque ele não tem (amor).
Devia cobrar o amor de si mesmo.. olhar para o seu próprio coração como um coração que não sabe o que é o amor.
Ou seja, Eu não sou qualificado para esperar das outras pessoas e questionar delas aquilo que eu não sei o que é que é...e que eu definitivamente não tenho,  porque a minha maneira de falar sobre o amor é o oposto da definição Bíblica do que é o AMOR.
·       Antes de questionar o amor das pessoas eu tenho que aprender a questionar o meu amor por não saber ser paciente!
Ou seja, eu estou cobrando algo que eu não dou a ninguém!
Quando um de nós não tem prática na Gestão das Emoções que exigem de nós a espera e paciência, qd eu sou um amador no que diz respeito à paciência eu não posso cobrar amor, pois eu sou o oposto exato do que é amar.
Eu quero beneficio imediato, eu quero amor imediato e isso contraria a definição Bíblica do que é o amor, então a minha definição de amor, é a definição de um coração egoísta.
Eu acho então que ser atendido imediatamente em relação aos meus desejos é sinônimo de amor, no entanto isso é o oposto da definição de amor.
Olha só as pessoas vão de lugar em lugar muito rápido, casamentos se desfazem, pessoas abrem mão de coisas muito rapidamente, perdemos rapidamente a paciência em esperar que a nossa empresa cresça, que a nossa igreja cresça e ofereça condições para que eu possa expressar o meu amor (que amor)? Mudamos o tempo todo. TUDO EM NOME DO AMOR!
Mas, um amor que está em contradição de tudo aquilo que a Bíblia diz, sobre o amor.
Nós treinados pela nossa cultura a ser atendidos rápidos e pegamos isso e colocamos no centro das coisas e dizemos que fazendo isso somos amados!
Então quando eu não sou atendido na minha hora, no meu momento eu digo que as pessoas não me amam.
Ex.: quando somos mal atendidos numa loja, sentimos vontade correr rapidamente e denunciar essa pessoa na internet pelo seu mal serviço e tal, porque somos rápidos em julgar, e somos mais rápidos ainda em questionar o amor das outras pessoas..
O amor da igreja, o amor dos irmãos, o amor do meu esposo, dos meus filhos etc...
Mas, Paulo diz... “O amor é paciente”
Então se eu tentar construir relacionamentos, eventos, comunidades tudo em nome do AMOR, mas,  com um intuito de obter respostas rápidas, eu estou pregando tudo o contrário daquilo que é o Amor, ou seja eu sou uma contradição ambulante.
·       Interessante que somos tão acostumados a viver nessa cultura do imediatismo que não nos damos conta que fazemos isso.. a exemplo eu compro algo na internet e quero a entrega em 24 horas, compro um livro e peço o download imediatamente e já começo a ler etc.. mas, quando eu começo a definir toda minha vida nesses termos. Mas, quando se trata do Reino de Deus e de Deus eu tenho que esquecer tudo isso!!!
Todas as pessoas que reivindicam amor assim são O Oposto do AMOR, seria como o diabo exigindo santidade de alguém.
A construção de uma vida de integridade que honre a Deus, que seria uma benção para o mundo, uma benção para a igreja, não cobrador de todas as pessoas e nem de Deus, isso exigirá tempo e longo prazo!
De modo que o nosso orgulho seja humilhado!
Na Bíblia você não vai achar a Palavra Amor e Instantâneo operando juntamente pelo contrário, devemos ser gratos a Deus por causa disso...
Deus ama Abrãao e promete a ele um filho – e então passam se décadas para Abrãao ter esse filho ele envelhece... Abrãao tinha 75 anos quando Deus lhe prometera um filho e só aos 100 anos Deus lhe deu ISAAC
Na Bíblia Jesus espera 30 anos para exercer o seu Ministério que exerceu por apenas três anos, ele espera 10 vezes mais para então agir.
Porque o amor é paciente 1. Co. 13:4
Deus liga essas coisas e mostra que o instantâneo não é algo a educar as nossas vidas

Em Tg 5: 7-11  A paciência é um fruto do Espírito , a impaciência é um fruto da Carne!
É pecado, Deus odeia, Deus julga.
7. Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.
8. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.
9. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas.
10. Irmãos tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor.
11. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.

“Sede, pois irmãos pacientes”... (até quando)? Até a vinda do Senhor
Eis que o lavrador aguarda com paciência  o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas ....O lavrador espera a chuva temporã e serôdia
Sede vós pacientes, fortalecei os vossos corações, porque já a vinda do Senhor se aproxima.
Irmãos..não vos queixeis uns dos outros para não serdes julgados, Eis que o juiz está à porta.
Tomais por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor
Eis que temos por felizes ( os que foram afligidos por falarem do Senhor) como eles esperaram como foram pacientes, eles pregaram por 40 anos como Jeremias, eles são bem aventurados porque eles esperaram, eles sofreram.

Pessoas superficiais sempre pensam no pecado como em termos de atos.. a mentira,  a violência.  Mas, a Bíblia coloca a nossa frente à essência do pecado a sutileza, tem alguns pecados que são sutis, mas, eles são a chave o gatilho para muitos outros pecados.

Gl. 5 nos fala sobre os frutos da carne como sendo a inveja e ciúme, não há nenhuma ação externa, a pessoa não está fazendo ainda, mas, está la ..
- parcialidade, egoísmo, mesquinhez, impaciência.
Que Deus vê que revela a malignidade do coração humano.
Todos esses atos externos que vemos por ai a fora, é a erupção humana do que há no nosso coração.
A larva é a impaciência, mesquinhez, egoísmo, eu sou o centro das coisas.
No vers. 9  Não vos queixeis uns contra os outros....vc acharia isso pequeno..mas, não é..
Deus odeia isso.
A condenação de Deus recaí sobre os murmuradores, achamos que o assassinato é algo mais sério, os atos de violência, mas, o que é o assassinato?
São os resmungos implantados em nossos corações, resultados da nossa insatisfação..
O que vc acha que é um crime? É efeito de um resmungo da insatisfação do homem que chega ao ápice.
Quando olhamos para os frutos do Espirito vemos: o amor, paz a alegria, autocontrole, humildade.
É o que o Espírito produz nos corações regenerados e tudo isso se liga a essa coisa chave que se chama PACIÊNCIA.
A impaciência é um pecado que abre o sistema para males terríveis!
Precisamos encarar isso em nossas próprias vidas!
Porque a impaciência está como a raiz dos grandes males da nossa vida.
2. Timóteo 2:3 Sofre comigo, pois as aflições como um bom soldado de Cristo.
Como você pode sofrer aflições?   Com paciência!
O que é sofrer? É ligar a dor de ontem com a dor de hoje com a dor de agora.
Jó sofreu isso..o filho dele morreu, depois outro, depois as perdas etc...

Tiago diz, não resmungue senão vc será julgado.
O Espírito que produz o AMOR, produz tbm a PACIÊNCIA.
Então quando lemos... Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.
Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.
Quando nós pensamos em impaciência de forma geral, pensamos em paciência como algo ruim, em última análise a razão pq a impaciência é tão ruim é pq. É um mal terrível na alma.

Na Bíblia a palavra grega é MACROTUMOS
MACRO – GRANDE
TUMOS – RAIVA, IRA
E há uma junção dessas duas palavras,
Nós cristãos devemos exercer a MACROTUMIA que significa o adiamento da ira.
O paciente é aquele que retarda a sua ira. Como a Bíblia nos ensina que o Senhor retarda a sua ira para conosco, pois Ele é paciente, assim devemos agir para com os nossos semelhantes. 
1Ts. 5:14 “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.” 
Tumos, é como um incêndio uma explosão....
Ou seja a paciência é como você trabalhar com a GRATIFICAÇÃO QUE DEMORA, significa não receber a gratificação desejada sem atacar..
Por ex.: você está vivendo uma pressão sobre você, algo não está acontecendo como você gostaria que acontecesse, e há sempre uma tentação em você como se fosse reagir e atacar por causa disso então você ataca, e quando você ataca você chegou ao fim da paciência!
Então uma pessoa paciente é aquela que não ataca..
Mas, você pode atacar de várias maneiras... um murro, com a língua...você reagiu
A ideia não é um soco, mas, é ferir!
Você pode até não atacar com a mão ou com a língua, mas, você pode murmurar
Porque a pessoa não reconhece meu trabalho, porque não me ama.. você está atacando, falando pra Deus...
Paciência é um fruto de Espírito e quando rompemos isso Tiago diz nós trazemos julgamento de Deus sobre nós!
A respeito do trabalho, de alguém a respeito do sexo, dos relacionamentos.
A gratificação foi adiada (aumento de salário, viagem, casamento etc..) quando a gratificação atrasa, começamos a atacar e ai é quando começamos a agir mesmo sabendo que é errado então atacamos com o coração, e isso abre portas para um pecado  que rega toda espécie de males sobre nós A AUTO PIEDADE , A IMPACIÊNCIA FAZ VC SENTIR PENA DE SI MESMO E ESTA NÃO NOS PREPARA PARA NADA QUE HONRE DEUS.
PENA sobre si mesmo é chuva sobre sementes malignas em nossos corações, que existem em nós mesmos que estão lá adormecidas. É incrível como nós temos a capacidade para sermos muito cruéis para sermos perversos, para sermos autoindulgentes e tudo que essas sementes precisam é que alguém abra a porta para a auto piedade.
Uma pessoa paciente, ela sabe lidar com a gratificação adiada sem atacar, ou seja, esse coração está disposto a se submeter à agenda de Deus!
Você mereceia ter um aumento agora, mas, você não vai ter;
Você devia estar saudável, tem tantas pessoas saudáveis na sua idade, mas, você não é;
Há muitas pessoas casadas, mas, você não!
Então o modelo que Tiago nos dá aqui é um modelo do fazendeiro.

Tg. 5: 7b Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras (temporã) e as últimas chuvas (serôdia)
O agricultor palestino, onde a terra é mais seca. Havia duas chuvas especiais para o agricultor, todo agricultor vive essa angustia e lá mais ainda.
O agricultor não podia plantar até que a chuva temporã caísse, porque o solo estava seco, poeirento depois de um verão quente, o agricultor precisava que a chuva do outono colocasse umidade suficiente nesse solo para que a semente viesse a brotar. Então o agricultor tinha que esperar essa chuva pacientemente, ele estava com as sementes, mas, não podia lança-las até que essa chuva caísse sobre o solo. Ele ficava querendo semear, mas, não podia, ele não controlava e nós também não controlamos a chuva, então só lhe restava esperar, e certamente em alguns havia uma tentação de impaciência pela chuva que não vinha – olha pro céu sem nuvens.. “eu tenho que semear” aiii meus planos!
A outra chuva, é mais sútil, após semear o agricultor dependia agora de outra chuva, a primeira chuva, a temporã, que vinha no início do plantio enfim veio, mas, agora ele tem de esperar a chuva serôdia que dá a granação, é a chuva que emadurece o grão, que faz chegar ao ponto da colheita, então essa chuva de primavera era fundamental, o agricultor não podia colher antes, pois somente com a chuva o fruto chegava ao ponto de colheita, mas, qual é a grande tentação?  É que o fruto estava lá e a chuva serôdia não vem (e aí o agricultor poderia pensar, e se ela não vier, eu vou perder todas as sementes, ahhh se ela não vier, tem alguns frutos ali que não estão bons, mas, dá pra comer. Então se eu ficar esperando e essa chuva não vem, eu vou perder tudo.. hummm se eu colher agora, eu não vou colher o fruto como deve ser, mas, vou ter alguma coisa! E se eu esperar eu posso perder tudo.. essa é uma tentação maior.
Mas, Tiago nos diz que o lavrador não tira antes, ele espera! Tiago nos quer mostrar o modelo.
Muitos estão nessas circunstâncias agora...
Hb. 12 falam disso, ele chama de gratificação esperada de PROVAÇÕES.
Você vir para Deus e viver para a Glória de Deus você têm expectativas, provações!
Isso serve tanto para as de longo como as de médio e curto prazo, isso disciplina as nossas vidas!
Hb 12:11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
Como a gratificação está sendo adiada e você não espera você ataca e faz algo sem Deus!
Aqueles que esperam vão colher o FRUTO PACÍFICO DE JUSTIÇA.
Quando nós somos treinados em Deus a esperar, há uma graça crescente em nós, Deus faz maravilhas!
Quando você ver alguém paciente, é uma coisa rara!

 CONTINUA...

Os anjos ministrem poderosamente a vida de cada um de vós!




 


 

Nenhum comentário: