28 julho 2013

COM UM CORAÇÃO IMPACIENTE COMO VIVER EM UMA GERAÇÃO PROFÉTICA?

                                                                          PARTE II








Deus não está em sincronia com a sua agenda é isso que Hb. está dizendo e Tg. Também!

Homens pacientes, Jó que esperou com paciência diz a Palavra de Deus, Paulo, Jesus (homens de dores).


Eles estão na definição correta do caráter de Deus. Eles não estão pensando que “Deus não os amam ou que lhes virou as costas”...

Jeremias pregou 40 anos sem nada acontecer a não ser dor, sem o fruto, sem a gratificação, e é complicado porque quem prega está jogando a semente e espera frutos.


O modelo do agricultor é a paciência, é a espera com paciência a chuva temporã para jogar as sementes e a chuva serôdia para colher.

Tem pessoas que estão esperando a chuva da primavera no CASAMENTO ai teme não vir e é ai onde você começa a ser tentado..

Há um monte de coisas que você pode fazer que desonrem a Deus porque você não pode esperar, porque também você sabe que há um monte de pequenas coisas sobre o casamento, CASAMENTO não é só sobre determinadas gratificações, não é só sobre sexo por exemplo – é sobre constituir uma família, é sobre poder sustenta-la, é deixar a casa de seu pai e de sua mãe, é ser responsável, é criar filhos para a Glória de Deus, é criar uma família que o núcleo expresse a relação de Cristo com a Igreja.


Então como você deve se casar, com quem, como? Tudo isso envolve o casamento, com quem você deve se relacionar antes de se casar, como... Isso demanda Paciência!

Aí se você não tem paciência para tal, você começa a dizer “Eu tenho que ter um casamento, todas as moças da minha idade já estão casadas, então eu tbm quero isso, mesmo com perdas, eu tenho que me casar”, mesmo não sendo o melhor, mas, é melhor que nada.


A minha gratificação está sendo atrasada, então eu faço de uma maneira em que Deus seja desonrado! Então eu ataco de alguma maneira, com meu corpo, com meu coração com a minha vontade, e eu penso antes isso do que nada!

Ex.: vou casar com uma pessoa, ela não é servo de Deus, meu casamento não vai ser tudo aquilo, mas.. eu vou casar! Você pensa é melhor do que nada.. mas, você está enganado,

É MUITO PIOR! É MENOS QUE NADA! O QUE VOCÊ AGORA TEM É AQUILO MENOS DEUS  e isso é a pior coisa que alguém pode ter.

Você não tem a bênção de Deus, a bênção que Deus dá, você não tem a promessa de Deus e como você não pode esperar de uma maneira que Deus fosse honrado , é óbvio que você não vai esperar depois em meio a todos os sofrimentos que virão, a impaciência vai abrir portas para mais coisas, mais agentes infecciosos.

Mas, se você esperar, as chuvas virão ou a umidade vai chegar lá de uma maneira que você nem imagina , a irrigação vai chegar até o deserto.





Tg 5:7b Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras (temporã) e as últimas chuvas (serôdia)

Porque ele não controla...

8. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.



Essas pessoas também estavam sofrendo...



A impaciência destrói a vida das pessoas..

Saul... que aconteceu com Saul? ..ele perdeu tudo..você pode ver pecados terríveis na vida de Saul, mas, o que abriu o caminho, foi a IMPACIÊNCIA.


A Bíblia diz que Saul estava reunido com Israel, estavam com medo, próximo de uma guerra, e as pessoas com medo algumas iam fugindo, ai ele ficou impaciente, ficou com medo. 


1 Samuel 13

1 Samuel 13:6   Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em apuros (porque o povo estava apertado), esconderam-se pelas cavernas, e pelos buracos, e pelos penhascos, e pelos túmulos, e pelas cisternas.

O povo estava angustiado...

13:7 Também alguns dos hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade e Gileade; e o povo que permaneceu com Saul, estando este ainda em Gilgal, se encheu de temor.

13;8 Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali.

Foi ficando impaciente...

13:9 Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.

A impaciência tomou conta dele.. (não vou esperar mais Samuel)

13:10 Mal acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel; Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.


A impaciência executada...

Só que Deus deixou claro a Israel que quem  só podia oferecer holocaustos a Ele seriam os sacerdotes, não podia ser de outra forma!

“Ele tinha que esperar”, mas, Samuel não chegava, ele ficou impaciente e então ele falou eu vou fazer um culto do meu jeito mesmo...

A impaciência te faz pensar que você pode fazer do seu jeito, e não como Deus determinou...

E, ele fez tudo, mas, avistando Samuel foi ao seu encontro para saudá-lo!


E, Samuel disse-lhe: - O que que você fez???

13:11 Samuel perguntou: Que fizeste? Respondeu Saul: Vendo que o povo se ia espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,

13:12 eu disse comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do SENHOR; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos.

13:13 Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o SENHOR confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.

13:14 Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.

“Mas, porque você fez isso, Deus não quer mais você como rei, Deus escolhe alguém que tenha um coração que o obedeça, que se submeta a Ele, alguém que O espere, mas, você não é essa pessoa – é o fim...

Saul pensava assim.. “Os fins justificam os meios”


E Samuel está dizendo... “Nada justifica a desobediência” Nada!

EM OUTRAS PALAVRAS, DEUS NÃO ACEITA QUE A SUA IMPACIÊNCIA DESONRE O NOME DELE!


Nem como reclamações no coração, nem por atacar, nem com sua língua, nem com suas atitudes, nem até por prestar um culto a Ele de uma maneira que Ele disse que não podia fazer!

Mesmo que a sua agenda não seja a agenda de Deus, você não pode fazer nada.


Nós sabemos a diferença do coração de Saul para o coração de Davi.

Davi esperou quase 20 anos para ser rei, depois que Deus já havia ungido ele e o que ele fez? Ele esperou, ele fez o oposto de Saul.

Ele foi caçado como um bicho comeu porcarias no deserto, morou em cavernas, e ele esperou, porque a impaciência leva a toda essa sorte de males!

O Espirito Santo produz em nós a LONGANIMIDADE, DO CONTRÁRIO NÃO HÁ COMO DEUS SER HONRADO.


Porque a impaciência produz a auto piedade, orgulho, egoísmo, é como você dissesse Deus não sabe o que está fazendo, não conhece as minhas necessidades... coisa desse tipo.


·       É como você estivesse dizendo para Deus,  - olha, eu continuo te achando Deus, não vou te derrubar do trono do universo, mas, só da minha vida, é.. na minha vida você não vai poder mais reinar mesmo sendo Deus do universo, mas, na minha vida nem na minha agenda mais não.

Tudo isso por causa da impaciência!



Voltemos a Tg.5:7-11

10. Irmãos tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor.



11. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.



Então na verdade quando o homem é paciente em todas as suas relações na verdade ele está sendo paciente em como esperar em Deus.

Sua paciência com as pessoas depende deu paciência em relação àquilo que Deus é.

Jó era atingido por pessoas, por fenômenos naturais, por doenças, ele foi atingido no corpo, na alma e na mente.


Sabemos que existem pessoas difíceis no mundo, às vezes queremos que por exemplo nosso chefe fosse diferente, e, pensamos que Deus poderia evitar isso.. mas, Deus não é assim..

Davi foi perseguido por Saul 15 anos, Deus poderia ter evitado isso, mas, não O fez, Davi podia só descarregar sua amargura em cima de Saul e pensar de não estar fazendo nada contra Deus, mas, estaria...

Esse é o ensino Bíblico. Sempre que nós somos impacientes na vida, é porque isso é fruto da nossa impaciência com Deus, o que mostra o terrível estado do nosso coração.


Por isso que Jesus era um servo sofredor e nunca se achou maldição em sua boca, como ovelha muda foi levado ao matadouro. 


Isso significa que a minha relação com Deus é completamente errada e eu vejo Deus de uma maneira completamente ante bíblica, de uma maneira pagã e essa é uma culpa que pesa sobre mim, todo o meu cristianismo é falso.

Digo então a Deus, vou fazer algo, já que tu não fazes, eu vou fazer, pois está demorando muito..


Vou fazer algo aqui nesse lugar, nesse casamento etc sei que tu não queres, mas, vou fazer.

Mas, eu deveria pensar meu tempo estão em suas mãos. Eu sei que tu não tens um plano B em minha vida, e mesmo quando alguém me fez um mal de fato essa situação não está fora do Seu controle! Por isso Jó disse: “O Senhor deu o Senhor tirou”. Deus não estava alheio ao que aconteceu a Jó e não está ao nosso problema.


Com isso aprenderemos a lidar emocionalmente com os problemas, com as perdas, com as dificuldades, porque você se tornou capaz de reconhecer o senhorio de Deus em tudo e em sua vida!

E a sua paciência em relação a Deus leva a sua paciência em relação às pessoas.



Quais os sintomas da impaciência em relação às pessoas?

- desprezo;

- mau humor;

- frieza;

- sarcasmo;

- fofoca.



11. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.



Bem aventurado é como Shalom no Velho Testamento, é alguém que está numa relação de paz com Deus que completa a vida dEle, é aquele que tem uma relação íntima com Deus e não é quebrada, mesmo que ele chore, mas, ele sabe que será consolado.


O versículo 11 falam que “os que suportam pacientemente, são bem aventurados , porque Deus ama um coração paciente, ao passo que o impaciente coloca Deus fora.


Porque a impaciência é praticamente uma religião oposta ao cristianismo, mas, infelizmente é o que nós chamamos de cristianismo hoje.


A impaciência é dizer: Deus eu quero coisas e, eu quero agora, e se não acontecer coisas eu faço o que tu não queres, mesmo sabendo que isso te desonra.. eu faço com a minha língua, como meu coração, com a minha vontade, essa relação com Deus é oposta ao cristianimo.


É na verdade uma atitude pagã – os pagãos tinham várias divindades – da colheita, do amor, da colheita pra tudo e em cada situação eles tinham um deus nas mãos e a relação deles com deus era assim... “eu dou o sacrifício e você me dá aquilo que eu quero”- o deus tinha uma necessidade, e o pagão cumpria essa necessidade dando comida, animal ou o que ele queria lá e ele em troca me dava o que eu queria e isso é paganismo/ é imediatista (dou para receber logo) temos um contrato, um acordo eu realizo o que ele quer e le me dá o que eu quero em troca. A impaciência é algo imediatista!


Não há nenhuma relação entre esses deuses pagãos e a s pessoas, há somente uma relação de troca – é a relação que brota da impaciência.

Eu chamo de deus algo que eu mesmo criei...relação de troca continua, o pior irmãos que estamos vivenciando isso no meio cristão, estão tratando Deus como se Ele fosse esse deus de trocas – é como se eu tivesse telefonando para o rapaz da Pizza, querendo imediatamente o meu produto.. e Deus é o Rei do Universo, é o Deus Eterno e nós não somos nada, todo mundo como um pó num balde, somos uma partícula.

Esse Deus eterno se manifestou em Cristo para nós que merecíamos a sua ira eterna e tudo o que Ele diz pra nós nos salvando por Graça é: CONFIA EM MIM, do meu jeito, Eu Sou infinitamente sábio.


Mas, você quer uma religião diferente, na qual simplesmente você oferece um sacrifício e encontra um deus para lhe atender.

A Demora de Deus faz com que brote em nós todos os frutos da justiça, no qual Deus tem total prazer!

Você a partir de agora vai ver em toda a Palavra de Deus a Paciência como um fruto fundamental de Deus em nossas vidas.

É sutil nós pensarmos que a impaciência não é nada, mas, ela abre as portas para toda a sorte de males, e transforma a nossa relação em mero paganismo  e nos leva ao máximo de distanciamento de tudo que Deus é.



John Newton -  foi um clérigo Anglicano, e convertido traficante de escravos. Foi autor de muitos hinos incluindo Amazing Grace.

Esse homem conheceu Deus!

“TUDO QUE É NECESSÁRIO DEUS ENVIA, E NADA PODE SER NECESSÁRIO SE DEUS RETÉM.”

Ele ficou cego e quando perguntaram a ele o que ele sentiu quando isso aconteceu ele respondeu:

- “Deus decidiu que eu já vi tudo que era pra ver nessa vida” – não há amargura nessa resposta.

Esse homem que disse “Tudo que é necessário Deus envia, e nada pode ser necessário se Deus retém” é o mesmo homem que fala: Deus decidiu que eu já vi tudo o que tinha de ver nessa vida”. Não há mais nada pra se ver – isso honra a Deus!


Agora se você tem um coração oposto como o de Alberto Camim um cético “ateu” que dizia:

“Se há um deus basicamente pra mim ele é um demônio, olhe para o sofrimento que acontece no mundo, eu me recuso a ser paciente com um Deus assim com a sua sabedoria, eu balanço as minhas mãos para o céu e vejo se há um Deus Ele é injusto”.

Esse homem é o oposto de Jonh Newton.

É um coração que questiona a justiça e a sabedoria de Deus!


A Bíblia fala da impaciência em Tg. “para que você não seja julgado”

Quando você ataca com a boca, como o coração com a mente, a paciência se foi, quebrou, você desonrou a Deus.


E assim que Deus vê, de tal maneira que a obra do Espírito Santo em nós é produzir esse fruto – A PACIÊNCIA.


ASSIM ESTÁ ESCRITO, ASSIM NÓS CREMOS.


Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
António Jesus Batalha.