14 fevereiro 2009

O Pacto é Perfeito


Que a Graça e a Paz do nosso Senhor e Salvador, alcance a sua vida!!!

Glórias a Deus por estar na presença do Senhor, e em retidão.
Nós que andamos em retidão devemos nos alegrar por tão infinita graça que aprouve a Deus ter conosco.

Hoje vamos entender porque Deus é um Deus de Pactos...
Primeiramente entendamos uma coisa:

Para haver um Pacto é preciso:

1. Haver pelo menos duas pessoas envolvidas;
2.Haver um interesse em comum
3.É preciso observar cláusulas que um contrato rege,para posteriormente não infringi-la, e, mais adiante não sacrificar alguém envolvido no que diz respeito ao pagamento;
4.É preciso um fiador para funcionar;
5.No caso de não cumprimento do contrato a parte prejudicada pode rever o contrato aplicando multa e penalidade.

Podemos dizer também que um pacto pode também ser entendido como um contrato.
Vamos então ao nosso tema : O Pacto é Perfeito

Hb. 8:6
Mas, agora, alcançou ele ministério, tanto mais excelente, quanto é mediador dum melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.

Que Maravilha!!!

Existia um pacto antes de mim e de você, existia já um contrato, mas, Deus já havia dito que viria um mediador para um novo pacto...
Não apenas o novo testamento traz essa mensagem, ainda no velho testamento, enquanto estava valendo o pacto antigo , Deus já advertia aos seus profetas do concerto que iria fazer com o seu povo.

Jr. 31: 31-34
Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egipto; porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor: porque todos me conhecerão, desde o mais pequeno deles até ao maior, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Isso não quer dizer que o velho pacto tenha perdido o valor, não de forma alguma, Deus já sabia de tudo que estava para acontecer, de toda a dificuldade que o povo tinha em obedecer, e diante mão preparou um novo pacto para ser usado no momento oportuno o (Seu momento).

O Pacto feito com Adão foi um pacto de obras, e exigia obediência absoluta.
Deus fez o pacto com Adão, porém Adão não cumpriu a sua parte no acordo....e o acordo era total obediência.
Isso permaneceu em todo o antigo testamento, Deus continuava a pedir obediência, e punia àqueles que não cumpria a sua parte no acordo.. o Pacto era de Obras...

Dt. 28:1 - 6
E SERÁ que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará, sobre todas as nações da terra.
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus:
Bendito serás tu na cidade, e bendito serás no campo.
Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas.
Bendito o teu cesto e a tua amassadeira;
Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.

Mas, afinal, para que serviu então o velho pacto??

Muito simples, ele foi útil para que as transgressões do povo se manifestassem, Deus não estava testando os seus filhos, Ele quis que toda a transgressão cometida pelo seu povo fosse manifestada naquele tempo para ser corrida posteriormente, observando como o homem lidava com ela.
Então podemos entender que chamando de "velho pacto" o pacto anterior, não quer dizer que ele não tenha valor... não é disso que se trata, a Palavra de diz em Hb 8:13 por que está perto de acabar!!!

Hb. 8:13
Dizendo, Novo Concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

O velho pacto era temporário, mas o novo pacto é Eterno Aleluiass!!!!!

Is. 61:8
Porque eu, o Senhor, amo o juízo, aborreço a iniquidade; eu lhes darei sua recompensa em verdade, e farei um concerto eterno com eles.

Que promessa Maravilhosa!!!!

Há uma promessa debaixo do Novo Pacto.... Glórias a Deus por isso!

1 Jo. 2:25
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
EIS A PROMESSA !!! A VIDA ETERNA....

Deus quer que tenhamos entendimento na sua palavra que não fiquemos apenas com ela no coração mas que possamos entendê-la em sua plenitude.
O primeiro pacto a Lei estava escrito em tábuas de pedra... mas o segundo pacto elas estão escritas ou impressas em nosso coração e entendimento.

Hb 8:10
Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo;

Quando falamos a palavra entendimento, sabemos que se refere ao nosso intelecto( Psiquê) que é dotada de mecanismos capaz de fazer fazer com que a informação recebida seja processada, testada, acomodada e bem usada, e quando falamos de coração estamos falando da (alma) das emoções, dos sentimentos.
Então entendemos que Deus não quer que fiquemos somente no coração, mas também no entendimento Glória Deus!!!! que lindo isso!

Hb. 10:16
Este é o concerto que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis nos seus corações, e as escreverei nos seus entendimentos; acrescenta:

Pois bem... esse é o desejo de Deus!!!! alma e psiquê do que somos feitos em nossa estrutura humana..

Por isso tem ocorrido tantas deturpações no evangelho, por que as pessoas não estão entendendo, as pessoas estão sendo movidas por ventos de doutrinas, de um lado pra o outro atrás de coisas que satisfaçam apenas o seu lado emocional, em busca da tão chamada (bênção, unção, pula pula, cai cai) Hhhaaa.. é disso que as pessoas estão correndo atrás..
E onde fica o entendimento??? o povo está mesmo sofrendo por falta de entendimento e isso têm levado os filhos de Deus a perecer terrivelmente, sendo corrompidos por falazes, por lobos disfarçados de ovelhas.. misericórdia, Deus já tem o destino destes preparado.

Amados animem-se!!!
Vamos estudar a Palavra de Deus, deixando toda a meninice, deixando de lado toda e qualquer doutrina de homem, qualquer artificio que venha substituir o nome de Jesus - todo artificio tais como (rosa, lenço, foto, roupa, envelope, mel, óleo) todo artificio.. porque da única coisa que precisamos é da Palavra de Deus, ela sim é eficaz e completa .

Continuaremos com o estudo O PACTO É PERFEITO nos próximos dias...

Que a graça do Senhor Jesus repouse poderosamente sobre a sua vida!

Igreja amada de Deus,
Povo de propriedade exclusiva de Deus,
Nação Santa,
Raça Eleita,
Comprados com o precioso sangue do Cordeiro,
Curados, sarados, abençoados..
Tenham todos uma semana promissora, na presença de um Deus que não pode mentir!

Força e Honra!

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Fl. 4:19

Nenhum comentário: