21 setembro 2010

MAS, AQUELE QUE CRÊ EM MIM, OBRAS MAIORES FARÁ

Graça e Paz queridos e queridas do Senhor!








Vamos iniciar hoje estudando o termo grego MAIZÕN - maiores - coisas maiores
Vocábulo OBRAS grego ERGON - quer dizer - trabalho, ação.


É claro que a obra da igreja de Cristo envolve milagres como consequência da pregação do evangelho, mas, no original nesse texto a palavra ERGON refere-se a obras, empreendimentos.
Na Bíblia (KJV) o empregador usou a palavra WORKS (trabalho).


Jo. 14:12
Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.


Esse é um texto muito usado no meio dos pregadores que querem a glória de Deus para si, alegando o dom de curar pessoas com enfermidades,  ou ainda no meio daqueles que declaram o evangelho da prosperidade, fica claro a conveniência deles,e, atrevem-se a pregar o texto bíblico sem estudar o contexto e a origem das palavras na sua tradução original gerando uma série de problemas e heresias.


Vejamos mais detalhadamente a diferença entre SINAIS e OBRAS.

Mc. 16: 15-20
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.
De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.

Ide por todo o mundo - obras/ação                                      
tendo partido pregaram em toda parte - obra/ação
Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem...(quais?) em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas,...           sinais/milagres.

Os sinais serão a CONFIRMAÇÃO DA PALAVRA.

É preciso pregar a Palavra primeiro para que os sinais acompanhem se assim Deus desejar dar-lhes esse dom temporariamente a pessoa.

Outro texto que mostra claramente a diferença está em:

Rm. 15: 18-21
Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras, por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo, esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio; antes, como está escrito:
Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.

Vemos claramente no texto acima, que o autor diferencia obras e sinais e prodígios - destacando que as obras eram os trabalhos a própria ministração da palavra, a pregação do evangelho e quando fala em sinais e prodígios o autor declara que é a ação do Espírito Santo.

Por isso amados irmãos não fiquemos atrás dos milagres que muitos pregadores têm prometido, nada disso passa de uma farsa para engrandecer o seu ministério terreno, nada tem a ver com exaltar o Senhor Jesus, e os que falam em prosperidade nada tem a ver com o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo ( essa riqueza é no espírito, são as virtudes de Cristo em nós a se manifestar).

At. 5: 38-42
Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele. Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo. 
este conselho ou esta obra- este trabalho que estão fazendo por aí afora (TRABALHO, AÇÃO)
E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo (TRABALHO, AÇÃO)

AÇOITARAM-NO ... MAS, CONTINUARAM O TRABALHO A OBRA.

Isso nos estimula a fazer uma pergunta...
Qual foi a obra de Jesus ao andar sobre a terra?

Mt.4:23 
Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.

Percorria - ação
Pregando - ação

Cumprimento do Ide e como consequência...  Curando toda sorte de doenças.

Pergunto: Jesus curou todos os enfermos que precisavam ser curados?

Claro que não a história nos mostra isso, mas, por que?
Porque tem sinais que não irão acontecer para que se manifeste a Sua Glória!


Vejamos ainda:


At. 10: 38
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

Agindo e curando ( ação conjunta). 
conclamando uma denominação na certeza da esperança de uma pessoa ou de todas as pessoas ( Venha ser feliz na igreja tal...), (Venham conhecer o poder de cura na através do Pastor tal...) e por ai vai.

Jesus asseverou (confirmou) que o Trabalho ou empreendimento da sua igreja em Jo. 14...
Asseverou que o trabalho dos seus primeiros discípulos seria maior do que as suas, mas, em que sentido? pois OBRA maior que a Sua não existe! Ali na Cruz!
Vejamos em que sentido Jesus fala isso...
Jesus não está falando em valor intrínsico ou em Glória, mas, em objetivo e geograficamente, os discípulos fariam obras em ESCALA AMPLA E GEOGRÁFICA, ou seja, enquanto levam a Palavra a mensagem de vida eterna ao mundo todo, tanto aos gentios quanto aos judeus.

At. 1:8
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Ouviram e divulgaram..


At. 13: 46-49
Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios. Porque o Senhor assim no-lo determinou:
Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra.Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região. 


Amados, foi assim com Jesus, com Paulo e deve ser assim conosco também, precisamos nos regozijar em pregar a Palavra do Senhor em qualquer lugar mesmo que para isso soframos as perseguições e as injustiças.. ISSO É QUE VERDADEIRAMENTE IMPORTA - A PALAVRA DO SENHOR SER FALADA AOS QUATRO CANTOS DA TERRA! 

Cabe aqui um esclarecimento:
Depois que Jesus ressuscitou e subiu aos céus, os milagres continuaram acontecendo, porém não acontecem com a mesma intensidade e frequência que ocorria o tempo de Jesus aqui na terra. Quando Jesus subiu aos céus, e quando os apóstolos morreram, ficaram ainda mais raros os milagres acontecerem.

Mas, Deus não é o mesmo ontem, hoje e sempre?  Sim Ele é!
Mas, isso não O obriga a agir da mesma forma e a evidência disso é que temos vários tipos de aliança diferentes na Bíblia feitas entre Deus e os homens.

A primeira aliança- Aliança Adâmica ou Edênica; DOMÍNIO DA TERRA, CRESCER E MULTIPLICAR
A segunda aliança- Aliança Noética; ESTABELEÇO O MEU CONCERTO
A terceira aliança- Aliança Abraamica; CONCERTO PERPÉTUO
A quanta aliança- Aliança Isaac; SEREI CONTIGO E TE ABENÇOAREI
A quinta aliança- Aliança Jacó...   depois Israelitas e a renovação das Planicies de Moabe
e por fim...
A NOVA E ETERNA ALIANÇA em Cristo.

Cada aliança tinha um objetivo para Deus, e Ele agiu de forma diferente com cada uma de suas alianças. Ele é Deus!

Paulo deixa claro que os Sinais e Prodígios e Poderes Miraculosos eram as suas credenciais como apóstolo, em outras palavras essas coisas distinguiam os cristãos comuns dos apóstolos que recebiam missões diretamente do Senhor .

2. Co. 12: 12
Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.

Paulo também fala dos dons de Milagres e Curas dado a pessoas que não eram apóstolos.


1. Co. 12: 28
A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Assim nos versos posteriores deixa claro que assim como não são todos apóstolos também não são todos os que possuem esses dons.


Os dons têm por finalidade a EDIFICAÇÃO DA IGREJA mas, não são dados a todos e nem tem a finalidade de fazer a nossa vontade, nem incrementar placa de igreja, muito menos de exaltar o homem.


Os dons são distribuídos conforme a Soberania de Deus... Ele cura e realiza Milagres quando Ele quer.
Nem mesmo Jesus curou todos os enfermos de sua época


Aqueles que O buscaram corretamente acharam a cura, por que o ato de buscá-Lo foi colocado pelo Próprio Jesus no coração de quem precisava da cura.. aleluias!!!



Vamos refletir nisso....  O que Jesus tinha como finalidade? e até hoje ainda tem?


Jo. 5:30
Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.  

A finalidade de Jesus sempre foi fazer a vontade de Seu Pai e a vontade do Pai sempre foi a Proclamação do Seu Reino.


Jesus levou a mensagem do Evangelho ao povo de Israel e..
a Igreja hoje, já levou a mesma mensagem até os confins da terra?


Assim está escrito,
Assim nós cremos!

6 comentários:

Pr. Marcos disse...

Olá Paula.

Parabéns querida pelo brilhante artigo, pois temos visto pessoas barateando o evangelho genuino de Cristo, e interpretando de forma errada a palavra de Deus para obter lucro e Glória para si e outras coisas. Estou te seguindo aqui...se puder siga o meu blog:pastormarcosmartins.blogspot.com>>>será um pazer receber a sua visita.

Em Cristo.

Pr Marcos.

Anônimo disse...

eu tenho um culto com minha mocidade hoje e queria dizer algumas palavras encontrei aqui muito do que queria dizer aos jovens, muito obrigado

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Que benção aprendi muito.

Anônimo disse...

Paula, as obras são exatamente os milagres que Jesus realizava. Em Marcos 16:17 Jesus diz claramente: ''Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes e se beberem algum veneno mortal,não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados''.Uns falam que precisa ter o dom mas isso é básico.Este é o Evangelho do Reino. Mas o milagre é pela fé, e fé não se aprende num curso de teologia. Paulo disse que a letra mata mas o espírito vivifica(2 Coríntios 3:6).Ora a fé vem pela palavra,mas não é a palavra do homem segundo sua própria sabedoria;é pela PALAVRA de Cristo(Romanos 10:17),pura, sem mácula,que nos é revelada pelo Espírito Santo(1 Coríntios 2:9-13).Em Efésios 3:17 diz que Cristo habita no nosso coração pela fé.Deus não olha para religião,cor do cabelo,diploma,etc.Ele olha para nossa fé,e também diz:aquele que me ama,guardará meus mandamentos e me MANIFESTAREI a ele(João 14:21).Quer deixar a Palavra de Cristo se manifestar a você? Leia 2Cronicas 7:14 em seguida compare com a parábola do semeador(Mateus 13) e você logo entenderá. Forte abraço e que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Unica critica se hoje é comprovado que as escrituras em sua maioria foram escritas em hebraico e aramaico, porque os meios cristaos em geral ainda seguem a igreja catolica e se firmam somente nas copias em grego, que alias contem inumeros erros e adulteracoes escriturais? Pense nisso idioma de Yeshua (jesus ) e seus seguidores hebraico lingua da biblia hebraico, traducao romana grego.