03 setembro 2010

ANDANDO PELO QUE JÁ ALCANÇAMOS

Graça e Paz aos amados do Senhor Jesus


Alegro-me em compartilhar as maravilhas de Deus com os meus queridos irmãos e irmãs que sempre passam por aqui, e deixam o seu recado, ou simplesmente visitam o blog, mas, tenho certeza que são edificados na Palavra de Deus que em tudo é verdade!


Às vezes ouvimos falar de uma pessoa que está passando um momento de treinamento dentro de empresa, esta pessoa tem a oportunidade vivenciar coisas que antes não sabia, e, claro, o representante desta mesma empresa irá cobrar do seu funcionário tudo aquilo que lhe deu a nível de treinamento, ela investe e depois ela cobra, ela faz a capacitação e espera que você devolva a ela os benefícios que lhe deu... o entendimento de algumas questões antes desconhecidas.
Então esta empresa poderá cobrar do seu funcionário treinado, o que ele alcançou nela, e motivá-lo a aplicar tudo o que foi aprendido.


Vejamos o que a Bíblia nos diz a esse respeito:
Fl. 3: 12-16
Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

Paulo ao escrever esse texto ele estava olhando para o futuro, a sua condição era de prisioneiro mas, a sua visão era de futuro, ele estava concentrando as suas forças para alcançar a perfeição em Cristo. Preso, mas, não impedido de continuar com a Soberana Vocação a que foi chamado.

Nisso podemos dizer que a marca distintiva de quem é perfeito ou está muito próximo a isso, é, não se considerar perfeito. Paulo entendia que não havia ainda recebido todos os benefícios da salvação e faz o contraste com qualquer ideia de perfeição nessa vida.
Tg. 3:2
Porque todos tropeçamos em muitas coisas.
Por isso a preocupação de Paulo em prosseguir com vigor na direção do alvo da vida na Glória, por que já havia tido o entendimento (maturidade) que ele havia sido conquistado por Cristo.
Julgando então ainda não ter alcançado, pois, sabia que isso aconteceria só haveria de ser consumado no Dia de Cristo e, na ressurreição dos mortos (3:11) Havia iniciado, mas, não concluído!
Então ele resolve tomar uma atitude:     Mas, uma coisa eu faço! 
Ele esquece e prossegue para o prêmio da soberana vocação (chamado de Deus) pois ele tem certeza de quem o chamou, antes dele nascer.
Gl. 1: 15-17 
Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue, nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.

E esse prêmio? o que seria?  A Salvação Plena...Glória a Deus!
Precisamos ter esse mesmo sentimento que Paulo tinha.. de não ter ainda atingido a perfeição!
E, continua nos advertindo caso ainda não tenhamos esse pensamento...
"E, se por ventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá " 

Então qual seria a conduta dos filhos de Deus diante de tais circunstâncias?    Andar de acordo com o que já alcançou em Deus, já que ainda não é perfeito, e, só o será quando Jesus Cristo voltar para buscar a Sua Igreja, então obrigatoriamente o que temos de fazer é andar com o que já alcançamos!!!     Não é admissível termos aprendido de Deus tantas coisas, e, ainda nos comportarmos como meninos na fé, como meninos zangados, imaturos, Deus quer um relacionamento maduro com seus filhos.

Não sei o que Deus já concedeu a você minha amada, meu amado, mas, uma coisa eu sei que Ele já te concedeu como a mim também, e foi o MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO!

2Co. 5:18,19
Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

Ele não só nos deu, como confiou a nós essa função de reconciliar pessoas com Ele mesmo.
Reconciliação:  Ato ou efeito de reconciliar-se reacomodação entre pessoas desavindas ( que andam em desavenças) em um processo penal. Conciliação recíproca entre o autor e o acusado de um crime de calúnia ou injúria tendo como consequência o arquivamento do processo! 

Que Maravilha..... fomos reconciliados com Deus por Cristo Jesus e a acusação que era contra nós foi deletada!!   Aleluias.. só Cristo faria isso!

Proclamar Jesus nos proporcionou um caminho de reconciliação através de Seu Filho Jesus.

Qual a mensagem que os ministros da Reconciliação devem proclamar? 
 2Co. 5:19 que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo,
Agora eu pergunto... essa é ou não é uma mensagem de boas novas?  Glórias a Deus!
Depois de haver feito isso Ele nos confiou.....

2Co. 5:19b  e nos confiou a palavra da reconciliação.

Você pode até dizer: não tenho ainda tanta mansidão, que não conseguiu ainda dominar  literalmente a sua língua, mas uma coisa você não pode dizer, que não tem nada a dar aos outros, que não sabe nada do Ministério da Reconciliação, isso você não pode dizer, por que além dEle


2Co. 5:20 
De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 

Esse versículo nos diz o seguinte: que em FAVOR de Cristo somos embaixadores.

Um embaixador é um representante de um SOBERANO!


O que faz um embaixador?  Ele deve falar e agir em FAVOR do SOBERANO!
Observe:
Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 

Reconcilieis ( ordem/apelo urgente)
E o versículo 21 diz o motivo por que o pecador tem de se reconciliar...

2Co.5:21
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Esta é a razão pela qual todo pecador tem de se reconciliar com Deus!

Houve uma grande transação: Na cruz Deus tratou Jesus como se Ele mesmo tivesse cometido todos os pecados e....
Deus considerou os crentes como pessoas que viveram a vida perfeita de Jesus.
Essa foi a grande troca, a grande transação foi realizada pelo próprio Deus!

O objetivo do meu ministério tem sido o que eu já alcancei em Jesus?, eu tenho falado, vivido continuamente sob a influência desse sentimento...    Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; 
Todos, pois, que somos perfeitos,(maduros) tenhamos este sentimento;

Precisamos Prosseguir para o Alvo da Soberana Vocação! 

Assim está escrito, 
Assim nós cremos!

Os anjos ministrem!

Um comentário:

Diác. Evadilson disse...

boa tarde doutora,
è com muito prazer que acolho seu comentário e, sei o quanto é sincera. Quero expressar a alegria de saber que ficou em você e em especial em sua memória a imagem de minha pessoa. Infelizmente nosso convivo foi estreitamente profissional aqui em Caxias-MA, um lugar acredito eu que não esquecerá jamais. Sucesso e muita Paz e Bem em tudo que faz porque você merece, pois és filha de um Deus que todo poderoso e amiga de seu filho Jesus Cristo. Embora em religião diferente da sua, somos irmãos em Cristo. Bom trabalho!!!!!