09 agosto 2010

QUERO TRAZER A MEMÓRIA AQUILO QUE ME DÁ ESPERANÇA


Graça e Paz aos amados do Deus vivo, esse Deus Maravilhoso, Lindo que é Tudo em todos!


Precisamos entender que tudo o que eu falo, o que eu expresso e até mesmo o que eu deixo de fazer estão dentro de minhas lembranças, de minha memória.
As lembranças fazem a minha memória, quer elas sejam boas que sejam ruins.
A minha história de vida, passado, as minhas vivências vão construir em minha mente uma memória.


Podemos entender isso exemplificando os tipos de memória que existem.
Por exemplo:


Quem nunca sentiu algo dentro do seu coração quando sentiu o cheiro de um perfume que lhe fez lembrar de alguém muito querido, e ao sentir imediatamente teve algumas lembranças boas, ou até mesmo ruins, mas, fez uma associação do perfume à pessoa?
Esse tipo de memória é a memória OLFATIVA.
E, quando nos deparamos com uma imagem, e, esta nos faz lembrar alguém que pode ser especial a nós ou até nem ser tão especial, mas, a imagem continua trazendo essa memória, e cada vez que olhamos aquela imagem queiramos ou não, somos transportados em nosso pensamento à aquela pessoa.
Essa é a memória VISUAL.


Assim também acontece com a memória auditiva, uma música, uma melodia, até um jingle (pedaço) de músicas que faz uma propaganda sobre algo, nos traz lembranças.
E, como este tipo de memória é importante para nós!
Essa é a memória AUDITIVA.


E a mesma coisa acontece com a memória gustativa - a comida que lembrou o tempero da mamãe, o sabor de um doce que lembrou um dia muito maravilhoso etc...
Essa é a memória GUSTATIVA.


Portanto, a nossa vivência, a nossa mente, é feita é construída de memórias.


Com isso eu quero dizer que as memórias boas e as ruins também são arquivos que nós temos dentro de nossa mente.


Estou em casa, e vejo um programa na TV, esse programa traz uma mensagem de morte de roubo etc..... isso fica registrado na minha memória,durante a semana eu estarei vivenciando essas memórias.


Meus pais viveram um casamento infeliz, e eu presenciava coisas negativas, isso registra na minha memória, e eu não posso ficar achando que por que aconteceu com eles isso vai acontecer comigo...


No geral, o que eu quero dizer, é que temos memórias, boas e memórias ruins, mas, o conselho de Deus pra nossa vida está em:


Lm. 3:21
Quero trazer a memória o que pode me dar Esperança.


Esse é o conselho de Deus para a minha vida e para a sua também.
A nossa Esperança é a Palavra...


Rm. 12: 1,2

Rogo-vos , pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis (ação) o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (penso e ajo como).
E, não vos conformeis (não tome a forma do mundo, pois esse século não serve a Deus, não tem esperança), mas, transformai-vos pela renovação  da vossa mente (mente transformada traz lembranças transformadas, é preciso ter a mente renovada para transformar também a memória).
e, quando eu faço isso o que eu experimento??
Eu experimento a vontade de Deus, que é Boa, agradável e perfeita.


Amados, sei que todos nós temos memórias boas, e ruins, e que nem sempre superamos como deveríamos,
mas, eu prefiro seguir o conselho de Deus e creio que vocês também devam fazer o mesmo!


O conselho de Deus é que tragamos a memória somente aquilo que nos dá esperança...


Assim está escrito,
Assim nós cremos!

Nenhum comentário: