22 junho 2010

A GLÓRIA DO SEGUNDO TEMPLO

Graça e Paz aos amados de Deus!


 Que nós possamos desfrutar da Boa Palavra do nosso Bom e Maravilhoso Deus!

Ageu 2:8,9
Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. 9A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.


Muitos ainda pregam esse texto para fazer alusão a um Deus rico, que tem riquezas a oferecer, ou ainda colocam o texto a mira de uma interpretação pobre, fazendo alusão ao próprio templo de sua igreja, o templo físico onde nós os santos de Deus nos ajuntamos para prestar culto.
Esse texto nada mais é que Deus sabiamente como somente Ele, contextualiza questões espirituais, ou seja, Deus usa um exemplo físico para explicar o espiritual.


Ciro o rei da Perssia já havia promulgado um decreto permitindo que os judeus reconstruíssem o templo que havia sido derrubado, além de permitir que eles voltassem a sua cidade natal. a construção então era o cumprimento das profecias de Isaías e Jeremias.
Quando os primeiros judeus chegaram, iniciaram a construção com fervor, porém esse mesmo fervor logo se apagou, devido a algumas dificuldades encontradas.
Experimentaram um desistímulo que aos poucos esse transformou-se em apatia, até que cessou definitivamente.
A letargia espiritual foi tamanha que  o povo voltou às suas atividades iniciais, ou seja, retomaram à construção de suas próprias casas, e, essa "letargia espiritual" durou 16 anos.
Então Deus levantou um profeta para falar com o povo Deus sempre levanta e, através dele fala a todo o povo aquilo que quer trazer !!!

2 Pe. 1:21
porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Hb. 1:1
Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas

Então Deus começa a incomodar o povo com ses questionamentos - e - as coisas começam a ficar sérias, levando todo o povo a refletir sobre a sua letargia espiritual.

Ageu 1:4
Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?
apaineladas - adornadas, enfeitadas de material fino (luxuoso) .


Muitas vezes estamos tão apegados às coisas materiais que não percebemos a pergunta que Deus nos faz nem as coisas que Deus nos quer dar, e são sempre Grandes Coisas.


às vezes estamos apegados demais às velhas coisas, pelo valor sentimental que as coisas nos traz, e não nos desprendemos...
Quantas vezes não nos permitimos sair de uma determinada igreja por exemplo onde sabemos que nesta não tem sido pregado o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo, e sabemos que tem uma outra mais um pouco distante de nossa casa onde está sendo pregado a essência pura do evangelho, quantas vezes não queremos trocar o comodismo de nossa casa da igreja mais próxima justamente para que não deixemos os nossos costumes humanos, ou ainda não frequentamos uma igreja que está iniciando com o seu templo ainda por pintar as coisas ainda muito simples, e ficamos colocando defeito em tudo, muitas vezes agimos assim amados e nós sabemos disso por quede um jeito ou de outro já aconteceu conosco também em algum momento.
Em outras palavras, deixamos de receber o Melhor de Deus por causa da nossa insensatez...



Jo. 5: 5-7
Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: 

Prestem bem atenção a resposta do enfermo....
Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

O nosso apego às coisas nos traz imensos prejuízos a nós mesmos.


O Templo de Salomão era realmente muito bonito, nada se comparava a ele em se tratando de beleza no tocante a objetos e utensílios, e justamente isso desencorajava os judeus a prosseguirem com a construção do segundo templo, visto que eles não viam nenhum material refinado para a construção deste.


E muitas vezes é assim que acontece com a nossa vida espiritual, ficamos desanimados com a construção, achando que não será tão bonita essa construção quanto a da primeira vez, ou a construção de uma outra pessoa que está em Cristo etc....


Dissecando os versículos...
 1.
Ag. 2:3
Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos?

... Eles viram a glória do primeiro templo...

Ed 3:12
Porém muitos dos sacerdotes, e levitas, e cabeças de famílias, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em alta voz quando à sua vista foram lançados os alicerces desta casa; muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria. De maneira que não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo; pois o povo jubilava com tão grandes gritos, que as vozes se ouviam de mui longe.

O próprio Jesus disse:
Deus sempre acha um jeito de nos avisar dos acontecimentos futuros!
Lc. 21: 5,6
Falavam alguns a respeito do templo, como estava ornado de belas pedras e de dádivas; então, disse Jesus: Vedes estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.

2.
Ag. 2:4
Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o Senhor, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o Senhor, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos;
 1 Co.16: 13, 14
varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor.

Sou contigo... é o que Deus nos diz:

At. 7:9
Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para o Egito; mas Deus estava com ele e livrou-o de todas as suas aflições, concedendo-lhe também graça e sabedoria perante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador daquela nação e de toda a casa real.


3. Segundo a Palavra da Aliança...
Ag. 2:5
segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais.
Ex. 29:45
E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus.
E saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu sou o Senhor, seu Deus.

O Meu Espírito habita no meio de vós...  Ag. 2:5


Jo. 14: 16, 17
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

4.
Ag. 2:6
Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; 

5.
Ag. 2:7
farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos.

Rm. 15:8,9
Entretanto, vos escrevi em parte mais ousadamente, como para vos trazer isto de novo à memória, por causa da graça que me foi outorgada por Deus,


Deus confirma a  Promessa - Jesus é a Promessa!!!   Aleluias!


6.
Ag. 2:7
farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos. 

A Glória do Segundo Templo é para nós, que não somos os judeus - a presença do próprio Jesus!


Todas as nações.......
Gl. 3:8
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, prenunciou o evangelho a Abraão:

ALELUIASSSS !!!
Sou grata por isto Senhor..... Nós somos muito gratos por isso!

E.. encherei de Glória...

Jo. 7:37 - 39
No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

7.
Ag. 2:8
Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos. 

Tudo é de Deus !


Sl. 24:1
Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém,
o mundo e os que nele habitam.

A Glória desta última casa será maior


Até os judeus foram obrigados a reconhecer que o primeiro templo era exuberante, e sabiam também que em nada o segundo templo poderia ser mais bonito que o primeiro, mas, uma coisa eles tiveram que reconhecer, que o segundo templo estava cheio da PRESENÇA PESSOAL  da GLÓRIA do SENHOR!


O segundo templo era o próprio Jesus, a sua presença em nós!


Ele mesmo é o segundo Templo  - aleluias!
O segundo templo físico foi destruído no mesmo dia que o primeiro templo e da mesma forma, e Jesus já havia avisado sobre a sua destruição..


Mt. 24: 1-3
Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.
O princípio das dores
No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.


E isso nos retrata a vermos que precisamos ser o Templo para Ele morar habitar em nós!


Por que temos tanta dificuldade de entender coisas tão simples? Por que enchemos a nossa mente com coisas que não nos trazem esperança?


Precisamos deixar de ver as coisas sob uma ótica minúscula e enxergar a grandeza das coisas que Deus quer trazer para nós...


Tragamos à memória o que nos pode dar esperança, para que possamos desfrutar da Glória da segunda casa!!!


Deixemos a nossa mente cheia das coisas de Deus, que são Eternas!!!


Lm. 3:21
Quero trazer à memória
o que me pode dar esperança.

Essa Esperança é Jesus Cristo, é o Próprio Deus em nós!




Assim está escrito, 
Assim nós cremos!

2 comentários:

Marla Cristina disse...

Não temos outro bem maior que Deus,pois Ele é a nossa esperança.Nada temeremos!!Cristo a esperança da glória!!Aleluia!!

gamer disse...

Poxa muito bom. Que Deus continue abençoando irmã em nome de Jesus!!