28 maio 2010

ENTRAI PELA PORTA ESTREITA

Graça  e Paz aos amados do Senhor!


Palavra do Senhor ministrada no culto oficial - 23.05.2010


Mt. 7: 13, 14
Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Temos entendimento que Deus escolheu homens sensíveis para o inspirar a escrever os textos bíblicos com fidelidade, e esses homens inspirados por Deus assim o fizeram. Entendemos também que a Bíblia é o Manual do Crente, não foi escrita para aqueles que nada querem com Deus, mas, para aqueles que querem cada vez mais conhecer o Senhor.


No texto acima, muitas pessoas tendem a confundir fazendo a comparação de que a porta larga é o mundo, outros ainda confundem , referindo-se a doutrina de sua denominação quando falam do estreitamento da porta, nenhuma das duas estão corretas, vamos examinar direitinho...


13.. pela porta  - significa dizer que o caminho do crente é único, só deve ser esse - está no singular.


Larga é a porta espaço o caminho que conduz para a perdição  - Deus continua falando com o seu povo, com a sua igreja amada, então não podemos imaginar que Deus está falando com as pessoas que não O confessaram.
... continuando o 13..
e, são muitos (crentes) os que entram por ela - refere-se ao espaçoso caminho, onde muitos amados irmãos estão adentrando..


14...porque ( explicativa) estreita é a porta, e apertado, o caminho (Jesus) que conduz para a Vida, e são 
POUCOS os que  ACERTAM COM ELA.

Acertam com ela - em conformidade com ela, mesma fôrma dela,

é o mesmo que está dizendo em :

Rm 12:2
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 Conformeis - não tome a mesma fôrma do mundo, não tenha o mesmo formato do mundo.


Para estarmos na mesma fôrma de Jesus é preciso Conhecê-LO, ter intimidade..

Vejamos Sl. 1:6
Pois o Senhor conhece o caminho dos justos,
mas o caminho dos ímpios perecerá.

A palavra CONHECER nesse contexo  está se referindo a Intimidade ( relacionamento estreito, bastante íntimo). Deus busca esse relacionamento conosco.

Mt. 11:27
Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Que passagem lindíssima minhas queridas!

Jesus está dizendo que ninguém tem mais intimidade com o filho senão o pai, e vice- versa, e percebam amadas o que Ele diz a seguir - " e aquele a quem o filho o QUISER REVELAR 
que coisa linda, isso reforça que "Não depende de quem quer  nem de quem corre, mas de quem Ele quis ter misericórdia" Ele só se revelará a quem Ele mesmo quiser, então esqueçam os esforços até hoje feito por suas obras, atitudes palavras.... Deus é quem decide isso! 

Relacionamento estreito com Ele...

Jeremias foi um profeta que tinha muita intimidade com Deus, ele entrou em conformidade com o seu Deus, e por isso Deus falava  com Ele sempre!

Jr. 21:8
A este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.

A intimidade com Deus era tanta que Deus revelava os seus planos para o profeta.

E o que dizer de Moisés...

Dt. 30:15
Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.

Dando ouvidos e apegando-te - estreitando os laço.


Até hoje no Oriente acontece assim...
Quando o rebanho passava a noite em aprisco distantes do povoado, o pastor era realmente a porta e é assim até hoje ( a porta) o caminho para que elas o seguissem.

Então pela manhã quando os pastores das ovelhas levantavam, eles não tinham dificuldades para recolher as suas ovelhas no meio de muitas outras, ou até misturadas a vários rebanhos, pois, elas conheciam a voz do seu pastor, e ele nomeava cada uma delas.

Vejamos agora ao texto Bíblico de Jo. 10:1 - 5
Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Nesse texto nós vemos duas situações que merecem destaque:
Uma delas é que o Pastor é a Porta das ovelhas - ou seja Ele é o caminho que conduz todas elas a lugares seguros, e aquele que não for assim esse É LADRÃO e SALTEADOR.
Vemos também que existe o porteiro que é o próprio Deus que abre a posta para (a porta - pastor das ovelhas).
Outra questão é que as ovelhas reconhecem a voz de seu pastor ( intimidade) RE - CONHECEM
elas reconhecem por que já a conhece..  Aleluias!!!!! 

Agora vamos identificar aqui algumas palavras chaves:
PORTA, VIDA, PASTOR 

O interessante é que alguns líderes pregam que a porta estreita é a sua denominação, pelo seu estatuto, pela sua rigidez, pelos costumes, achando que PORTA ESTREITA é isso..
MISERICÓRDIA dos meus queridos!!!
Eu particularmente já ouvi isso a alguns anos atrás, e fiquei estarrecida !!! 

Jo. 10: 1-5 e 7, 9,11
Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. Eu sou o bom pastor. 

E ainda, Ele mesmo afirma EU SOU A PORTA.... entrando por Ele diz... achará pastagem ( comida espiritual - Palavra) Aleluias

Então como vimos no início o Caminho é estreito porque só passa de um a um, segundo a conformidade de Jesus segundo a FÔRMA, na medida exata de Jesus, exata...
No seu caráter, no seu pensar, no seu agir, na mente, no corpo, no encaixe perfeito da PORTA
GLÓRIAS a DEUS!!!

Muitos dirão, Jesus, mas, eu estava aqui próximo pregando e fazendo a sua obra... 
Olha, olha.... Não estava na fôrma perfeita....

Imaginem ... uma fôrma de bolo redonda, batemos a massa e colocamos dentro dela e depois levamos ao forno para assar, quando estiver assado o bolo sairá quadrangular?   Não.... é claro que não... ele sairá conforme a fôrma que colocamos..
Jesus nos dá a fôrma dEle ( a palavra) para nos moldarmos, entrarmos na fôrma, para ser moldados a Ele - Aleluias!!!

Havia dito no início que o texto se refere ao povo de Deus mesmo e não a quem está lá no mundo..
Comparemos agora com:

Lc.13: 22-27
Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que são salvos? Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois. Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades. 

Esmiuçando o texto:

Jesus estava indo para onde? Jerusalém... e hoje para onde nós estamos caminhando?
Para a Nova Jerusalém...
Alguém lhe pergunta (são poucos os que são salvos)? LOGO nesse contexto já percebemos que ele está falando das pessoas que já confessaram Jesus, e não das que estão no mundo....
Jesus responde: Esforçai-vos para ficar no mesmo formato ( grifo meu), porque MUITOS e não TODOS ( principio da eleição)...
Ai, então quando a porta fechar, os que não poderiam falarão a Jesus... Jesus eu não expulsava demônios, pregava em seu nome, dirigia culto e conferência etc.. etc... etc... e o que Ele responderá??         
Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades. 
Misericórdia ouvir isso do Senhor....


Outra questão a perceber é que Ele diz (iniquidades) se fosse com o mundo ele diria pecado, porque subentende-se que o crente não anda em pecado, mas pratica iniquidade  que é o contrário de equidade - que quer dizer JUSTIÇA e RETIDÃO.

O formato de Cristo envolve:
Sofrimentos e não apenas Glória 
Rm.8: 16, 17 
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

Padecer e não apenas crer 
Fl. 1:29
Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele,

Ser obediente na humilhação
Fl. 2:5
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

No versículo 6...    pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
Refere-se a Pré existência dEle, que abriu mão de ser Deus por obediência
No versículo 7...    antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana
Se esvaziou , se humilhou (servo - escravo) - humilhado obediente.

E só depois disso tudo Deus O exaltou.....


Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
ALELUIAS!!!


Entrar pela Porta Estreita é:
Fl. 1:27,28
Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; 

e, principalmente reconhecer o sacrifício ...
Hb 13: 11, 12 
Pois aqueles animais cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, têm o corpo queimado fora do acampamento. Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.

Na cerimonia anual do perdão o sacerdote sacrificava os animais no altar dentro do Santo dos Santos, porém os ossos eram levados para fora, para não contaminar novamente o povo.
Isso já se fazia para anunciar o sacrifício do Cordeiro Santo....
A morte de Jesus foi fora da cidade de Jerusalém (fora da porta ou das muralhas), porque se Ele morresse ali dentro, estaria morrendo em favor apenas dos eleitos de Jerusalém,
isso se deu em representação aos eleitos Gentios (estrangeiros) ou seja para a igreja de origem gentílica que somos nós nesse tempo!!!


ALELUIAS!!!!




Assim está escrito , assim nós cremos!



 

Nenhum comentário: