19 maio 2010

O CHAMADO EFICAZ NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO

GRAÇA E PAZ AOS CHAMADOS PARA SER SANTOS!   


Precisamos entender como se dá o processo de santificação dos filhos de Deus aqui na terra.


Rm. 1:1-7


Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de David e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor, por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios, de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Vamos entender isso esmiuçando os versículos a seguir:


SERVO DE JESUS CRISTO - forma de assegurar a autoridade para o seu ensino em Roma - já que por diversas outras vezes gostaria de ter ido até lá, mas, o Senhor Jesus o impedia de fazê-lo.


CHAMADO PARA SER APÓSTOLO - refere-se a vocação eficiente ou seja, eficazmente convocado, era apóstolo por vocação de DEUS e, não dos homens - confirmando isso em

Gl. 1:1   
Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,

Que poderia ser "um apóstolo chamado" e daria para ser qualquer pessoa e qualquer apóstolo se assim fosse, mas, Deus o Chamou da seguinte maneira - CHAMADO PARA SER APÓSTOLO e, aqui se refere a um chamado dentro de outro chamado, não o chamamento da eleição, mas, por causa dela -
Vamos entender, aqui Deus o Chamou antes ELEITO, para ser APÓSTOLO, e diz que ele cumpriu eficazmente o chamado de Deus! " Chamado para Ser Apóstolo" e, não somente isso, ele havia sido chamado a vocação daquela igreja a igreja em Roma.
Apóstolo ( separado) para tal selecionado posto a parte por Deus com um fim...


Paulo deixa claro quando fala SEPARADO, pois, naquele tempo os fariseus eram conhecidos como separatistas eles eram intitulados como tal, os separatistas era um movimento social e político da época e eram separados para estudar a Lei Paulo então vê a necessidade de enfatizar o termo SEPARADO para o EVANGELHO de Deus! ou seja, ele quer dizer na carta que ele era um apóstolo separado , mas era separado para o evangelho de Deus!, um dentre muitos (servos) que ele se coloca também nessa função que servo quer dizer (ofício de magistério)de ensinamento dentre muitos outros ou tantos mais já haviam lá em Roma como servos de Cristo, apóstolo porém tem uma distinção única que os caracteriza dos demais pelo seu caráter oficial.
Então Paulo tanto se apresenta como servo entre muitos e se apropria do apostolado pelo chamado que Deus fez em sua vida.


Outrora prometido por intermédio dos seus profetas.... Ele aqui usa essa palavra, temendo não ter a credibilidade devida então Paulo estabelece a credibilidade do evangelho com base na antiguidade com isso afirma que não se tratava de algo novo, nem de nenhum modismo ou seita de homens, mas da palavra que já havia sido anunciada pelos profetas desde a antiguidade, então ele cita os profetas e assume o caráter de sentença escrita SANTA ESCRITURA.

... que nasceu da descendência de David segundo a carne : Paulo aqui refere-se a promessa de Deus nos dias de David, vamos observar o que diz

2 Sm. 7:12 
Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino.
Aqui Paulo se refere a promessa feita a David, que por sua vez era da descendência da Abraão, e segundo a carne Deus permitiu que Jesus viesse dessa linhagem para que se cumprisse a promessa feitas aos antepassados.
Paulo também nos ensina aqui que todo o evangelho está contido em Cristo, e quando ele cita essa linhagem ele o faz com cuidado pois, não queria privar ninguém de ser participante desse evangelho.


... Filho de Deus com Poder - designando Deus como quem tem todo o poder afirmando ser Cristo o próprio Deus!


Paulo dia que o poder da ressurreição representava o decreto pelo qual como se chama em :
Sl. 2:7
Proclamarei o decreto do Senhor:
Ele me disse: Tu és meu Filho,
eu, hoje, te gerei.

Aqui a palavra GEREI quer  dizer te fiz conhecido! e ele reconhece a divindade de Cristo dando prova três provas disso:      PODER ( milagres)
                                              TESTEMUNHO DO ESPÍRITO
                                              RESSURREIÇÃO

Culminando em :  Cristo foi decretado filho de Deus pelo exercício público de um poder verdadeiramente celestial (Espírito Santo) quando Ele ressuscitou dos mortos).
E este poder é possuído quando é selado pelo mesmo Espírito Santo em nossos corações.


Com Poder - visto nele( JESUS) mesmo o poder que opera em Deus!
Continua....


Por causa de Cristo e somente por Ele é que recebia a GRAÇA e o APOSTOLADO por amor ao nome de Jesus ( o amor de Deus por seu filho seria tão imenso que somente por isso intitulava Paulo como apóstolo).

Em seguida ele fala no versículo 6 que são muitos, e aqueles estavam entre eles chamados para serdes de Jesus Cristo.


Aos que Ele escolheu (amados) que estavam em Roma - na idolatria pois, toda a nação o era.
Então Ele chamou para ser santos
Para ser de Jesus e para ser Santo!  o que era uma consequencia quem for chamado para ser de Jesus deve ser santo como Ele O é!


Aqui não é somente uma saudação aos amados de Deus, é também uma convocação!


Agora sim amados de Deus, podemos definir SANTIFICAÇÃO:


É a operação graciosa do Espírito Santo que envolve a nossa participação responsável, por meio da da qual como justificados, Ele nos liberta da corrupção do pecado renova toda a nossa natureza segundo a imagem de Deus e nos habilita a viver uma vida que é agradável a Ele.


A santificação aponta para um processo.
A santidade para o resultado.
Através da santificação o Cristão se torna santo e adquire santidade.




ASPECTOS DA SANTIFICAÇÃO:


É uma obra sobrenatural:
1 Ts. 5:23
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

O Cristão pode e deve cooperar na mesma pelo uso dos meios que Deus disponibiliza  
2 Co. 7:1  - 
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemos-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.
... lembram-se que é o contrário do processo de justificação?   justificação é somente dada por Deus sem nenhuma interferência nossa.     Na santificação Deus nos adverte a cooperar.


Vejamos dois aspectos:


1. Remoção Gradual da impureza e corrupção:



 Rm. 6:6
sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

  Gl. 5:24
E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

2. Desenvolvimento gradual da nova vida em Consagração a Deus:

Rm, 6:4, 5
Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição


Gl. 2:19
Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;



O Processo de Santificação envolve:


A Mortificação do velho homem -


Rm. 6: 6,7
sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7porquanto quem morreu está justificado do pecado.

Ef . 4:24
e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.



A santificação ocorre no coração, mas, acarreta em mudança exterior:

Rm. 6: 12, 14

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;
Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

Mesmo buscando a santificação tudo que fizermos nesta vida ainda é pouco para alcançá-la plenamente -  nesta vida não conseguiremos...


O que fazer então?




Defronte-se com o pecado enquanto viver:


Pv. 20:9
Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração,
limpo estou do meu pecado?

Tg. 3:2
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.

1 Jo. 1:8
Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

A SANTIFICAÇÃO ENVOLVE:


Prática de boas obras - e, não o contrário - vejamos...


Mt. 7:17
Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.

Mt. 12:33, 35
Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. 
O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más

Hb. 11:6
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.


E essas obras sendo praticadas de forma consciente com a Sua Vontade:

Tg. 2:8
Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem;


E isso terá como Alvo Final, a Glória de Deus!


1 Co. 10:31
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
Cl. 3:17, 23
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,

MEIOS da SANTIFICAÇÃO:
  Por Graça




Objetivos da Santificação:


1. Aperfeiçoamento do Povo de Deus:

                1. Co. 15:  43, 44, 49
Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.
Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.


2. A Glória de Deus:

          Ef. 1: 6, 12, 14
porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 
Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 

Portanto , amados do Senhor, devemos buscar a Santificação o mais rápido possível, pois temos a certeza de que seremos ajudado pelo Espírito Santo, que tem como uma das suas funções nos ajudar aqui na terra.



Portanto meditemos de forma agora muito mais consciente quando o Senhor nos diz:


Rm. 1: 6b, 7b
Chamados para serdes de Jesus Cristo,
Chamados para serdes santos.



Assim está escrito,  assim eu creio!

Nenhum comentário: