16 abril 2010

CONHECENDO A FÉ QUE AGRADA A DEUS

Graça e Paz aos amados do Senhor Jesus!






Você tem idéia de que FÉ agrada a Deus?
Muitos ensinamentos que tivemos, deixaram a desejar no que diz respeito a nos esclarecer alguns assuntos que são essenciais a vida de um cristão. Glória a Deus, que Ele mesmo nos instrui a Conhecê-Lo e prosseguir em Conchecê-Lo.

Rm. 3:21 22
Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem;


Para entendermos, usarei uma ilustração:


Imaginemos uma criança correndo em disparada em direção ao Pai a quem ela avista de longe, ela sai em direção a ele sem pensar nos perigos que poderia enfrentar nesse percurso, ela pode se machucar, tropeçar, escorregar, mas, nada a impede de fazer a sua corrida triunfal em direção aos braços de seu Pai.
Ela deposita nele uma confiança, que é a certeza de que ele a tomará em seus braços logo após aquele desfecho. E prossegue!!!
Ela creu, no que foi prometido! Os braços dele era a promessa de segurança, e transmitia uma realidade a ela, essa realidade que ainda não via com seus olhos, mas já a sentia em seu ser... e ela saí em disparada!
Isso é Fé! Está crendo no que foi prometido!   
Mas, eu pergunto, essa é a Fé que agrada a Deus?
Em outros tempos eu poderia responder com muita segurança que sim, hoje com um pouquinho mais de maturidade no Senhor Jesus, eu posso experimentar e por isso mesmo compartilhar que, embora essa Fé, seja uma Boa Fé, ainda não é a Fé que agrada totalmente o coração de Deus!

Hb. 11:6
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Um ponto importante que precisamos analisar é que "Ele se torna galardeador daqueles que O buscam" - sim, daqueles que O Buscam?!
Quem o busca?


Como entender essa passagem examinando detalhadamente o que ela está dizendo em suas entrelinhas?
A Bíblia não pode se contradizer, Deus nunca se enganou...
O que a Bíblia nos dia em RM. 3:11 é o posto do que acabos de ler, e, como entender isso?
Deus se contradiz...  vamos estudar??

Rm. 3:11
não há quem entenda, não há quem busque a Deus;

Agora, vamos entender o que é Fé:


Se pudéssemos definir a Fé, o que mais se aproximaria de uma definição seria o que está escrito em:


Hb. 11:1
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem
Dentro de conceito universal de Fé - temos várias definições ou visões de ponto de vista.


A cosmovisão é um conjunto de pressuposições, hipóteses, que podem ser verdadeiras ou falsas, ou ainda parcialmente verdadeiras, podem ser conscientes ou inconscientes sobre a formação básica no mundo.
É imprescindível que todo homem creia nas pressuposições por ele defendidas.
Até um ateu precisa crer no que está defendendo ( na inexistência de Deus), ele precisa crer piamente nessa visão, ele precisa crer ao ponto de abraçar de tal forma a contestar e está preparado a defender a sua crença na inexistência de Deus!.


O Conceito que está presente em todas as cosmovisões ´o conceito que Aurélio Buarque de Holanda (Dicionário da nossa atualidade) nos diz:
Crença religiosa e conjunto de dogmas e doutrinas que constituem um culto.


Fé no Teísmo Cristão: Semelhante a que descreve Hb 11: 1
A Fé não é apenas confiança ou otimismo, tampouco é algo que pode acontecer sem um objeto específico previamente determinado.
Ela ultrapassa a idéia mera e cega do que chamamos confiança.


A Fé Cristã é a CONVICÇÃO em um objeto definido e verdadeiro.
Quem é o objeto dessa Fé Cristã?  É O Próprio DEUS - é Real.


Certeza e convicção derivam de um fato de que o objeto de que esta Fé é depositada e é Real.


Hb 11:1 descreve a Fé em realidades e acontecimentos (ainda) não presenciados historicamente.
Muitos têm Fé, a realidade espiritual nos declara isso, e infelizmente a Fé de alguns não é nem de perto a Fé que agrada a Deus.


Rm. 12:3
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Deus repartiu a Fé... de quem?

Ef. 2:8 - 10
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Fomos salvos por Graça ( Favor imerecido) mediante a Fé (qual) se lemos acima que nimguém busca a Deus? Mas, a resposta está logo aqui - ISTO NÃO VEM DE VÓS (NADA DISSO VEM DE VÓS) É DOM DE DEUS - tanto a salvação quanto a Fé ( não vêm de nós).


A Bíblia pergunta e ela mesma responde.... vamos continuar com o versículo:
Pois somos feitura dEle criados em Cristo ( por causa dEle) e aí sim com esse objetivo - qual seria? para realização de Boas Obras - mas quais? a Bíblia continua a responder: As quais Ele preparou
( de antemão - que quer dizer previamente - para que andássemos nela.)


Prontinho......


A Fé que agrada a Deus é a que não vem de nós mesmos - que vêm dEle por que não é nossa e sim dEle, e esta Fé foi dada por Graça a cada um de seus filhos com objetivo pré ordenado! Glórias a Deus!
A Justificação pela Graça através da Fé que é de Deus e Ele achou por bem nos dá tem um objetivo sublime, a realização de obras preparadas. Que coisa maravilhosa de saber!

Porém há ainda quem diga: 


- Eu faço essas obras por que eu acho por bem fazê-la...


Amados, olha o que Deus declara a esse respeito, o Salvo do Senhor o separado e amado de Deus realiza tais coisas por que:


Fp 2:13
porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

O querer é dEle, tudo é dEle e para Ele!


Agora precisamos entender a quem Deus dá essa Fé, pois, Ele como Senhor dá a quem bem Ele quer, pois não há quem o aconselhe...


Tt. 1:1-3
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade,na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador.

A Fé que é dos eleitos pelo pleno conhecimento da verdade (tem que ter alguém que pregue essas verdades que ora vos digo amados irmãos) que Deus prometeu antes dos tempos eternos ( antes da fundação do mundo) quando nada havia, apenas Deus, Jesus e o Espírito Santo. E essas verdades que se manifestam agora nesse tempo para mim e para vocês amados através da pregação que foi confiada a (Homens e Mulheres de Deus) por mandato do Próprio Deus.


A Palavra nos adverte a ficarmos atentos para não sermos enganados:


Mt. 24:24
porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, (se) possível, os próprios eleitos.  SE..MAS, NÃO SERÁ POSSÍVEL ISSO!

Deus Santo como é não entregaria a Sua Fé a qualquer um, mas aos que Ele mesmo de antemão separou com o propósito para realização de obras pré ordenadas por Ele.
Deus elegeu, nos permitiu passar pelo processo de regeneração, em seguida nos deu a Sua Fé que dentre muitas coisas nos ensina a desenvolver a nossa salvação em:

Fp. 2: 12b
desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor

... que nos faz consciente das obras mortas através do seu sacrifício, a partir daí Ele nos Justifica!

Aleleluias!!!

Rm. 4: 6-8
E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:
Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;
bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.

 A quem DEUS não imputa pecado Ele imputa JUSTIÇA!


Essa JUSTIÇA que nos foi creditada não por nós mesmos mas, através do nosso fiador Jesus Cristo.
Volto a repetir tudo é por Ele e para Ele!


2 Pe. 1:1
Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo,
mais uma vez perceba a alegria de quem tinha o conhecimento de que a FÉ tinha sido dada por Graça àqueles irmãos!

E por isso temos que nos alegrar sobremaneira por esse versículo que tomamos como base no principio do nosso estudo:

Rm. 3:21 22

Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem;


Olha que tremendo amados, ( Mas, agora) isso quer dizer, antes não era assim.. antes não existia tal Graça...
Agora, Mas, agora sem lei ( não menosprezando-a, mas substituindo-a) por Cristo, que foi o único que a cumpriu cabalmente, se manifestou a JUSTIÇA de DEUS que foi anunciada pelos profetas 
outrora eles anunciaram a vinda de Jesus, o tempo da GRAÇA, esse tempo que estamos vivendo,
que por causa de Jesus (sempre irmãos) mediante a FÉ ( não pode ser qualquer uma concorda?) para todos (refere-se a intenção, a todo o que receber a Sua Fé - e sobre ( aqueles que nascerem de novo - processo de regeneração -derramada sobre Esses que a receberem nesse tempo agora segundo a Sua Graça) os que CRÊEM ( que nós já entendemos quem são as escrituras já falaram por si só)...   ALELUIAS!!!

Damos graças a Deus por Ele nos atribuir Justiça independendte de nossas obras.


Isso é Maravilhoso, é algo que nos deixa cada vez mais regozijados e responsáveis em estudar cada vez mais as escrituras sagradas, afim de sentir Deus se revelando diariamente em nosso ser.


Amados, ainda quero compartilhar com vocês Rm. 5:1,2

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 
por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. 


ASSIM ESTÁ ESCRITO, ASSIM EU CREIO!
 

Nenhum comentário: