09 junho 2009

Quem Observa o Vento nunca Semeará


Graça e Paz aos meus amados irmãos!!

Quem não tem sonhos?, quem algum dia não traçou projetos, e muitos desses projetos ficaram guardados em algum cômodo do nosso coração, ou até mesmo em algum móvel esquecido da casa.

Infelizmente temos presenciado muitos irmãos em Cristo enterrando os seus sonhos de estudar, de fazer uma universidade, de realizar um projeto, por que por algum motivo alguns líderes têm dito em seus púlpitos que ter um curso superior é vaidade, que realizar sonhos que não sejam diretamente ligados a Obra de Deus, para nada servem.

A questão não está em realizar sonhos, mas saber se esses sonhos são os sonhos de Deus para a nossa vida! Isso sim deveria ser dito nos púlpitos.
Incentivar a busca dos seus projetos em Deus!!! e muito mais de conhecer os Projetos de Deus em nossa vida!

Em todas as áreas que o Senhor nos fizer prosperar, será de grande valor para a obra de Deus, pois, certamente Deus não desperdiça nenhuma oportunidade de usar os talentos de seus filhos para crescimento do Reino.


Ec. 11:1-6
Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.
Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra.
Estando as nuvens cheias de chuva, derramam-na sobre a terra. Caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair, ali ficará.
Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará.
Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas.


A referência de pão aqui nesse versículo trata-se do grão usado para fazer o pão.
Os egípcios tinham um costume de lançar sementes ou grãos sobre as águas do rio Nilo que inundavam suas terras anualmente quando rio transbordava. Aqueles grãos ficavam soterrados e esquecidos, mas no devido tempo surgia a colheita.
O que observamos aqui é a disposição do coração do povo egípcio, quanto a certeza de obter resultados satisfatórios naquilo em que estava empenhado.
Havia uma confiança em Deus e uma certeza de que em tempo oportuno aquela atitude de lançar o grão traria para si uma recompensa.


Ec. 11:4
Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará.

Estamos vivendo em uma era em que quem ficar aguardando condições ideais para dar início a um empreendimento nunca fará nada. Por que não haverá condições perfeitas durante a presente era.Ficar esperando que as coisas mudem, que situações se revertam, irão ser atropelados por aqueles que já colocam a mão no arado e realizam os seus projetos.


Para tanto, é preciso que conheçamos intimamente ao Deus que servimos e amamos.


Is. 32:20
Bem-aventurados sois vós os que semeais junto a todas as águas, que deixais livres os pés do boi e do jumento.

Deus derrama em tempo presente sobre o teu povo as bênçãos mediante o Espírito Santo, esse derramamento ainda é parcial. Por isso mesmo devemos estar em retidão com o Senhor Jesus, fazendo o que agrada o seu coração.
Nesse versículo fica claro que quando formos semear devemos lançar com confiança, e o empenho do nosso trabalho deve ser com a bênção de Deus, pois o retorno, o sucesso dos nossos projetos está diretamente ligado a Deus, Ele é o nosso Diretor - chefe em tudo que empenhar-mos a nossa vida!


2 Co. 9: 8 – 11

E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra; conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça, enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus.

A nossa atitude tem de ser sempre pensando no próximo, não nos adianta ter abundância e retê-la conosco, não é assim que Deus tem nos ensinado.
Nessa passagem Deus nos diz que suprirá o suficiente para as nossas próprias necessidades, e, até mais a fim de que possamos dividir.

Deus nos multiplica para dividirmos!

Dar de nós mesmos e daquilo que temos resulta em:
louvor e ações de graças a Deus;
suprir as necessidades dos irmãos necessitados;
amor recíproco daqueles que recebem ajuda.

É para isso que Deus nos faz prosperar, faz o que os nossos projetos sejam bem sucedidos.

Ef. 4: 28b
...antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade.

Precisamos ter essa prática para que Deus possa está agindo em nossos corações sempre aperfeiçoando o nosso caráter continuamente.


COMO SABER SE OS NOSSOS PROJETOS SÃO DO AGRADO DO SENHOR?

Uma resposta muito simples.... Tendo intimidade com Ele!

Fazendo tudo o que Ele nos mandou fazer... e sem desvios..

Js. 1: 7, 8
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.

Deus nos diz o que disse a Josué.. Ele diz que devemos nos esforçar e ter ânimo, mas, também Ele nos diz para termos o cuidado de fazer tudo o que q lei nos diz que façamos, sem nos desviar nem para a direita nem apara a esquerda, " Reto".
Além disso Deus também nos diz se agirmos dessa maneira, tudo o que fizermos será bem sucedido. Onde andarmos o que fizermos terá a Sua aprovação.. Aleluias!!! que Deus Lindo!!!

Deus nos anima quanto aos nosso projetos, quando temos intimidade com Ele, é fácil saber se Ele se agrada com o que desejamos ou sonhamos...

2 Cr. 15: 7

Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa.

Assim como Ele falou ao Rei Asa, ainda hoje Deus nos anima no que o nosso coração está empenhado, sendo do Seu agrado Ele nos garante a vitória.

Assim também sabemos que quando estamos empenhados em projetos, e muitas vezes sabemos que os projetos quando saem do papel, sabemos que temos muitos problemas de ordem burocrática, financeira, pessoal.. mas Deus nos anima quanto a isso também...

Hb. 4:16
Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.

Certamente esse versículo fala de muitas das nossas aflições que enfrentamos no nosso dia-a-dia, e obviamente as aflições que surgem quando estamos empenhados em nossos projetos também....
Deus se compadece com as nossas fraquezas, e podemos chegar com confiança ap trono celestial, sabendo que as nossas orações serão atendidas e acolhidas por Ele.
É chamado justamente Trono da Graça por que dele fluem:
amor;
socorro;
misericórdia;
perdão e;
ajuda daquilo que carecemos.
Desfrutar da vida sabiamente é UM DOM DE DEUS!
Esse dom nós só usufruimos quando andamos segundo os seus caminhos em obediência.
Só assim Deus nos dispensa alegria nos nossos empreendimentos, vejamos...

Ec. 3:13
e também que todo homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho é dom de Deus.

Ec. 2: 24, 26
Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer que a sua alma goze do bem do seu trabalho. Vi que também isso vem da mão de Deus.

Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria;

Todas essas atividades comer, beber, trabalhar, só podem trazer alegria e satisfação para a pessoa, apenas se a pessoa vive sua vida para Deus!

Como identificar que o meu projeto não é o mesmo projeto de Deus?
Quando não há paz!!!

Enfrentaremos dificuldades em todo projeto, pois o mundo secular é bastante negligente, mas se não sentirmos paz no que estamos empenhados, certamente não é o mesmo projeto de Deus para nós!

Ec. 2: 18 – 23
Também eu aborreci todo o meu trabalho em que me afadigara debaixo do sol, visto que tenho de deixá-lo ao homem que virá depois de mim.
E quem sabe se será sábio ou estulto? Contudo, ele se assenhoreará de todo o meu trabalho em que me afadiguei, e em que me houve sabiamente debaixo do sol; também isso é vaidade.
Pelo que eu me volvi e entreguei o meu coração ao desespero no tocante a todo o trabalho em que me afadigara debaixo do sol.
Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, e ciência, e destreza; contudo, deixará o fruto do seu labor para ser porção de quem não trabalhou nele; também isso é vaidade e um grande mal.
Pois, que alcança o homem com todo o seu trabalho e com a fadiga em que ele anda trabalhando debaixo do sol?
Porque todos os seus dias são dores, e o seu trabalho é vexação; nem de noite o seu coração descansa. Também isso é vaidade.

O trabalho no mundo secular que não tem o aval de Deus, não tem valor permanente.
Até mesmo os bens que o ser humano deixa na terra depois de sua morte pode ser levianamente esbanjado por outra pessoa.


Ainda também que pedir a Deus sempre que esteja sondando o nosso coração para que não se estrague com competições vãs que geram invejas em outras pessoas, que o nosso coração esteja sempre centrado em Deus!

Ec. 4: 4 - 8
Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja que o homem tem do seu próximo. Também isso é e vaidade e desejo vão.
O tolo cruza as mãos, e come a sua; própria carne.
Melhor é um punhado com tranqüilidade do que ambas as mãos cheias com trabalho e vão desejo.
Outra vez me volvi, e vi vaidade debaixo do sol.
Há um que é só, não tendo parente; não tem filho nem irmão e, contudo, de todo o seu trabalho não há fim, nem os seus olhos se fartam de riquezas. E ele não pergunta: Para quem estou trabalhando e privando do bem a minha alma? Também isso é vaidade a e enfadonha ocupação.

Precisamos ter diligência em nosso projetos, trabalhar para aprimorar a nossa vida profissional sem contudo sermos motivados pela competição.

Deus deseja que primemos pela moderação!!

Ec. 4: 9,10

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.

E, não apenas com moderação, mas, com um viver santo, cooperando uns para com os outros em tudo e em toda a obra de nossas mãos!


Que o Senhor te abençoe e te guarde em tudo meus irmãos!

Sejam prósperos em todo o que fizer colocando Deus acima de tudo e de todos!!

Os anjos do Senhor ministrem em seu favor!

Força e Honra!!

Nenhum comentário: