18 junho 2009

Mais que Seguidores, Sede, Imitadores


Graça e Paz aos amados do Senhor Jesus!

Sempre costumo falar em minhas palestras, quando destinados aos pais, que eles sejam (Bons Exemplos) para seus filhos, pois a palavra ensina, mas, o exemplo, constrói valores.
Imaginem só como é gratificante vermos os nosso filhos reproduzindo ações que nem precisamos ensinar, mas que sabemos que foi o nosso exemplo que construiu.

Agradável sensação o Pai amado Jesus Cristo, deve ter quando Ele nos vê fazendo aquilo que Ele nos ensinou em espírito e através das escrituras.

Ef. 5:1
Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;

A imitação positiva reforça valores e atitudes nobres.

* Só imitamos a quem amamos:
Imaginem só uma pessoa imitando alguém que não tem nenhuma ligação emocional, não é comum , e acho até que nem é possível tal fato. Imitamos por que gostamos do que vemos!

* A imitação vem com a intimidade:
Quando amamos alguém que desejamos imitar, ficamos mais perto dela, para conhecer um pouco mais, do seu gosto, de sua preferência etc... então passamos a ficar mais próximo da pessoa que queremos imitar, para que possamos ser fiéis na nossa imitação.

* O exemplo contrói:
Muitas vezes não é preciso que se diga coisa alguma, só em observarmos já estamos fazendo exatamente igual.

Agora vejamos a imitação negativa:

* Acontece pela ausência do exemplo positivo, do modelo;
Não tendo o modelo para copiar, a criança sempre elege o modelo a quem possa imitar, e eis aí o perigo;

* Necessariamente não é preciso ter intimidade;
Quando os modelos são positivos basta estar por perto para ser algo que possa ser copiado, não é preciso que haja nenhum vínculo afetivo, nem social, o simples fato dele estar por ali, já o faz bastante atraente;

* Torna-se pior do que o modelo;
Geralmente o que move uma pessoa a imitar é tornar-se tão igual que muitas vezes até supera o modelo, e quando esse modelo é negativo, simplesmente a motivação é a competição.

O Aurélio define :

Seguidores: Diz-se daquele ou daquilo que segue outro, partidário.

Imitadores: Alguém que copia o "comportamento" ou ações de outra pessoa.


O Seguidor pode seguir a Cristo, falar de Cristo, da Sua obra redentora, dos seus milagres, de Sua casa, sem contudo, imitar um gesto sequer de Deus, tais como a paciência, o amor, a mansidão etc...

O Imitador certamente irá seguir a quem está imitando.
Ele investiga para se aperfeiçoar, para ficar cada vez mais parecido com o seu modelo.

Os discípulos seguiram a Cristo e, contudo não O imitaram completamente, a exemplo de Judas que andou com Ele e, jamais O imitou, Pedro, O seguiu, e não imitou muitas vezes a sua mansidão, no entanto Paulo nunca O seguiu, e não houve outra pessoa que imitasse a Cristo melhor que ele.


PROBLEMAS COM O MODELO:

1 Co. 1:12
Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo.

É preciso estar muito atento aos modelos que tomamos por exemplo, quando não há um bom modelo não há unidade no pensamento, ação, atitudes , não há unidade...
pessoas que fazem dos seus lideres modelos correm o risco de colocá-lo acima do Único Modelo que devemos seguir a saber Jesus Cristo.

Tais atitudes faz com que os modelos fiquem ensoberbados, pois, acha sempre quem o glorifique diante de outras pessoas, e, em qualquer situação.

Outro problema quando elegemos o modelo que não Deus, acaba por não ter consistência, distorcem a Palavra, acham-se sempre certos, exigem obediência cega, tornam-se verdadeiros tiranos. Acham-se acima de tudo e de todos.


1. Co. 11:1
Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

Aqui Paulo faça pela primeira vez que sejamos seus imitadores, tal veemência de Paulo nesse aspecto, por que ele sentia no seu íntimo , no seu espírito que ele mesmo já o tinha imitado tanto a Cristo ao ponto de ser completamente tomado por Ele.

Essa confirmação veremos em

Rm. 13:14
Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Paulo estava tão identificado com Cristo, que imitou a sua vida como padrão de confirmação de tal ação. Adotou seus princípios, obedeceu em TUDO .
Precisamos fazer o mesmo, para nos tornar semelhantes a Ele Cristo Jesus.
Rejeição total dos prazeres carnais, isso que Paulo fez por amor a Cristo.



A SEMELHANÇA COM CRISTO CONSISTE EM:

1. Amar a Deus que tem por consequência, amar ao próximo;
2. Zelo pela Glória de Deus;
3. Amor ao próximo.


1. Co. 45:16
Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores.

Todo bom Pai quer que seu filho o imite, assim também é com Deus em relação a nós, Paulo nos gerou através do Evangelho em Cristo Jesus.
É preciso sabermos que tipo de filhos seremos e quem está nos gerando e baseado em que princípios?

Fp. 3:17
Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;

Nesse capítulo Paulo faz uma explanação de tudo que ele era e tinha e dos costumes que seguia, e do status que ele tinha antes de conhecer a Cristo, ele faz essa explanação para que os amados percebam o quanto ele renunciou tudo por amor de Cristo.
Era extremamente cômodo para Paulo estar servindo aos fariseus, pois, tinha tudo que um homem materialmente deseja, porém ele discorre em todo o texto de forma detalhada e por fim ele diz que tudo o que possuía era como escória.
Muitos pregadores, usam esse capítulo para motivar a igreja a estabelecê-lo como modelo, atribuindo-lhes virtudes muito distantes de existir em sua vida!

Lembremos irmãos, o nosso Modelo deve sempre ser Cristo.
Temos pessoas por grande estima e certamente alguns homens de Deus, podem ser usados como parâmetro para nós, mas não podem jamais ofuscar o Brilho de Deus em nossas Vidas!


SER IMITADOR, PORTANTO, É TER DEIXADO TUDO ABSOLUTAMENTE TUDO POR AMOR A CRISTO!

Os anjos Ministrem poderosamente!








Nenhum comentário: