26 maio 2012

A UNIÃO COM CRISTO

A Graça e a Soberana Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja convosco!

A união com Cristo é a verdade central de toda doutrina da Salvação.
Fomos escolhidos em Cristo.
Não foi uma união que aconteceu aos salvos a partir do momento em que este salvo confessa Cristo, mas, anterior a isto - Na eternidade passada.

O Povo de Deus estava em Cristo quando Ele entregou a sua vida em resgate e, nos redimiu mediante seu sangue.
No amado disse Paulo: temos a redenção pelo seu sangue escrito em Ef. 1:7
" No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza de sua graça".

Em Cristo o povo de Deus é criado de novo - Somos Criados para as Boas Obras Ef. 2:10.
Podemos dizer que a Salvação tem início na Graça e isto é certificado pelo fato de que nós somos salvos por uma nova criação em Cristo, logo não poderíamos então pensar que o começo da salvação em possessão real seja em união com Cristo - já que a salvação teve origem na eleição eterna do Pai e que em Cristo que a Salvação foi lograda uma vez por todas pelo sangue redentor de Cristo.

A indissolubilidade da união com Cristo:

1- A nova vida tem início em Cristo;
2- Continua por virtude da mesma relação com Ele;
3- É em Cristo que se conduz a vida e conduta do Cristão ( 1. Co. 1: 4,5 e 1 Co. 6: 15-17)
Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus;
porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento;

Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não.
Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne.
Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele . Esta pois é a nova conduta de vida dos crentes.

4- É em Cristo que morrem os crentes. Tem dormido em Cristo e por meio de Cristo e estão mortos em Cristo ( 1 Ts. 4: 14, 16).

Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;

Assim concluimos  que a união com Cristo tem sua fonte na Eleição de Deus o Pai antes da Fundação do Mundo, sua culminação na Glorificação dos filhos de Deus.

A Perspectiva do povo de Deus não está confinada ao tempo e ao espaço, tem a extensão da eternidade. Sua órbita são dois focos:

O Primeiro foco:  O amor eleito de Deus Pai nos conselhos da eternidade e o outro na Glorificação com Cristo na manifestação de Sua Glória. O PRIMEIRO NÃO TEM PRINCÍPIO O OUTRO NÃO TEM FIM.

                 A UNIÃO COM CRISTO É UM TEMA EXTREMAMENTE INCLUSIVO!

Paulo inspirado pelo Espírito Santo de Deus escreve aos éfesos lembrando-lhes que eles foram escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo, mas, também os lembra que houve um tempo em que eles estavam sem Cristo, excluídos da cidadania de Israel e estrangeiros quanto aos pactos da promessa sem esperança e sem Deus no mundo, que eram por natureza filhos da ira.

                                              A NATUREZA DESSA UNIÃO

1. ESPIRITUAL - no N.T. Todo aquele que é do Espírito Santo o Espírito Santo mora nele e é controlado por Ele.   O Vínculo dessa união é do Espírito Santo.

2. MÍSTICO - (Mistério) Rm. 16: 25, 26 Paulo diz que a revelação do ministério que se tem mantido em silêncio do tempo eterno, mas, tem se manifestado agora e mediante as escrituras dos profestas segundo o mandamento de Deus se tem dado a conhecer a todas as pessoas pela obediência da fé.
Observa-se quatro aspectos desse ministério:
1. Foi mantido em secreto - era algo oculto na mente e no parecer de Deus;
2. Não seguiu mantendo-se oculto - foi manifestado e dado a conhecer em conformidade a vontade e ao mandamento de Deus;
3. Revelação mediada por meio da escritura (deixando de ser então oculta);
4. Esta revelação é dirigida para que todas as nações possam vir a obediência da fé.

Um ministério é algo que os olhos não viram, ouvidos não ouviram nem entrou no coração do homem, mas, Deus nos revelou pelo seu Espírito e por revelação a fé chega a ser conhecido e apropriado pelos homens.

A Palavra MÍSTICA para expressar o misticismo que entra no exercício da fé - temos que nos dá conta que existe um misticismo inteligente no exercício da fé - os crentes são chamados à participação de Cristo e esta significa comunhão.

O Ponto mais sublime do misticismo, é a união com o Pai e com Jesus, mas, com o Espírito Santo também, isso é o misticismo da comunhão com o Deus vivo e verdadeiro.

A Magna economia da revelação salvadora para nós, significa que o DESÍGNIO DIVINO PARA A SALVAÇÃO.

Que o Senhor possa está revelando-se a cada dia no seu e no meu coração em nome de Jesus Cristo, nosso amado e amado do Pai.

Os anjos ministrem poderosamente sobre a vida de cada um de vocês!

Nenhum comentário: