03 janeiro 2011

O QUE ALCANÇARÁ DO SENHOR, O INCONSTANTE












Graça e Paz aos queridos internautas, blogueiros de plantão, abençoados do Senhor Jesus Cristo!


O meu coração deseja que todos vocês tenham um ano inteirinho cheio de grandes experiências com o Senhor Jesus, 356 dias na Sua doce e Gloriosa presença, desfrutando tudo que Ele nos concede pela sua misericórdia e amor infinito!

Precisamos está muito cientes quanto a nossa postura espiritual diante do Senhor Jesus, as coisas desse mundo não devem interferir na nossa comunhão com o pai, infelizmente isso na prática não acontece, mas, deveria!

Tg. 1: 7-8

Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

Vamos inicialmente entender o que a palavra Inconstante nos diz:

- Volúvel, que muda de opinião ou de gostos com frequência. Inconstantes nas suas resoluções.

Ânimo dobre:

- Indeciso.

A indecisão causa algumas sérias consequências para o Cristão, vejamos quais...

1. Emoções Instáveis
2. Relacionamentos Instáveis 
3. Vida espiritual Instável.

A Inconstância é a qualidade de ser inconscistente, ou seja, sem base, sem coerência, falta de estabilidade, falta de firmeza, inconsequência e incerteza.

Consistência é o Estado ou qualidade de constância, o estado de uma coisa que promete durar e não ter mudança. Sólido, resistente, estável, perseverante e que não desiste facilmente.

Somos todos sujeitos a inconstância, devido as pressões do dia-a-dia, dos problemas etc...
Mas, para que os planos de Deus tenham êxito em minha vida eu preciso ser CONSISTENTE, CONSTANTE.

Vamos exemplificar:
Começamos algo que nos foi dado por Deus. mas, de repente, manifesta-se uma dificuldade que humanamente falando pode ser: doença, pressão externa, decepção, falta de dinheiro etc...
Então logo desanimamos e nos tornamos inconstantes...

A pessoa de ânimo dobre segundo o grego - DIPISUKIKOS... nos diz que nem ele mesmo confia em si.
Ele está pronto para atender os seus interesses pessoais, estão sempre divididos, alguém que facilmente vascila na mente. Ou seja, alguém com duas almas, por assim dizer..
Uma alma para o mundo e a outra alma para Deus. Fica tentando mantê-la e ficará sempre enlouquecida com essa dualidade.

Vejamos o que Tiago nos diz a esse respeito.. daqueles que estão na igreja e tem a atitude dupla 

Tg. 1: 5,6
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 

Clama a Deus mas, não tem fé suficiente que Deus irá responder, quando é tentado coloca a culpa em Deus!
É bom ouvinte, mas, não praticante da palavra

Tg. 1:22-25

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

Está acostumado a receber muito de Deus mas, a palavra não tem efeito no seu dia-a-dia, é crente na igreja apenas...

Sua aparência até mostra ser de Deus, mas, sua língua, palavras o denuncia como incrédulo

Tg 1: 27 

A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

Tg. 3: 1-18 pecado da língua...

Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
A sabedoria lá do alto. Quemmisericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

Não podeis servir a Deus e a riqueza (mundo)

Tg. 4:4

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Infidelidade espiritual.....

O desejo de Deus é que sejamos constantes, perseverantes. Não tem como ser de ânimo dobre com o Senhor.

Quando me oponho a Palavra de Deus, estou sendo inconstante, não há como prosperar assim nem como crescer na graça.
Muitas vezes Deus nos fala que somos inconstantes em algumas áreas de nossa vida e, não queremos aceitar, sabemos que é certo o que Deus está falando mas, mesmo assim não mudamos, então é necessário que Deus nos discipline, por que Ele não deseja filhos inconstantes.
Dizemos que Deus é um Deus de princípios, mas, será que estamos seguindo os princípios de Deus?

Vejamos um exemplo de Constância: 

II Ts. 1:3,4

Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando, a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais, 

Sinal evidente do reto juízo - é a capacidade de suportar as perseguições, então será considerado digno do Reino de Deus.

Onde começa o Reino de Deus?
1. Aqui conosco      Mt. 6:33a
buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas

Vida Eterna   Jo. 17:3  Sejamos íntimos, que conheçamos a Deus!
E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

A constância faz parte do caráter de Jesus

II Ts. 3:5
Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.

Quando decido ser constante, há uma promessa de Bem aventurança...

 I Tm. 6:11,12

Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.

Bem aventurado...

Pv. 28: 14

Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal.

E qual o conselho de Deus para nós?

1. Co. 15:58 

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

Somos sujeitos a fraquejar...

Gostaria de compartilhar 06 princípios espirituais para a nossa edificação!

1. Há propósito na provação...   
    Tg. 1:3     
sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
2. O homem de Deus deve ser estável em suas relações de caráter individual, familiar, espiritual e social...
   Tg. 1: 7,8
Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

3. Pronto para ouvir, tardio para falar...
    Tg. 1:19
Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

4. Praticante da Palavra e não somente ouvinte...
     Tg. 1:22
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

5. Cuidado com a hipocrisia... a sua fala deve estar de acordo com o seu procedimento
     Tg. 2:12
Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.

5. Posição de maturidade, controlado
      Tg. 3:2
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.

6. Vigilância e atitude de santidade
    Tg. 5:7-11
Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.  Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. nIrmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.

Que possamos ser pessoas constantes não apenas no Senhor Jesus e nas coisas concernentes a Ele, mas, em toda a nossa vida, no nosso dia-a-dia, atitudes e pensamentos, para o Senhor Jesus ache em nós a Sua constância já depositada quando Ele mesmo nos justificou perante o Pai.


Assim diz o Senhor, assim eu creio!

Os anjos ministrem poderosamente sobre a sua vida!

Nenhum comentário: