21 agosto 2009

DISCÍPULO OU MEMBRO?


A todos os amados do Senhor Jesus,


Força e Honra!


Precisamos analisar quem somos em Deus, e quem é Deus para nós!

Estamos aqui com uma função muito importante, e essa função diz respeito a nossa postura diante das coisas de Deus, diante do próprio Deus!


Então vamos entender algumas coisas básicas:


Do Grego: MATHETES


DISCÍPULO: Pessoa cuja mente está fixada em um propósito.

Aprendiz ou aluno ligado a um mestre ou movimento; sua dedicação está na instrução, e, seu compromisso é com o mestre.

Assim discípulo é o aluno ou estudante destacado como aprendiz de um mestre com a finalidade de receber instrução.

Não existe discípulo sem mestre

Logo discipulado envolve:

Disposição de obedecer a ordens e;

Assumir compromissos


LC. 14:25,26


Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.


Palavra aborrecer (26) significa (amar menos)

Veja


MT. 10:37


Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

GN 29:31


Vendo, pois, o SENHOR que Lia era aborrecida, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril.



O PREÇO DO DISCIPULADO:

LC. 14:28 – 33


Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

O PREÇO:


Jesus nos ensina que se quisermos ser seus discípulos devemos resolver primeiro se estamos dispostos a pagar o preço.

Pagar o preço é abrir mão de todos os relacionamentos e posses, tudo quanto temos, família, bens, nossa própria vida com suas ambições e interesses.

Não significa ABANDONAR tudo quanto temos, mas tudo quanto temos deve ser colocado a serviço do Senhor Jesus e sob sua direção.


OBSERVE: LC. 13:24


Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.

A Palavra Porfiai nesse contexto exerce o sentido de: (BRIGUE E LUTE PARA ENTRAR)


MT. 7:14


E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Aqui Cristo fala das características do discípulo:


PRIMEIRAMENTE PRECISAMOS ENTENDER QUE SERÃO POUCOS ...

1 a. Arrependimento genuíno;

2 a. Negar-se a si mesmo;

3 a. Pegar a sua cruz;

4 a. Perseverar até o fim


O Senhor nos alerta que para ser discípulo importa em seguir sérias obrigações no tocante à justiça.

Devemos tbm aceitar a perseguição, praticar o amor aos inimigos e ainda a renuncia pessoal...


1CO. 1:10-17


Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio, Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. E batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro. Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.

No 17 Paulo não está se desfazendo do batismo, a quem ele mesmo delegou aos seus auxiliares que o fizessem.

Ele falava que estava concentrando os seus esforços na pregação do evangelho...

Com isso ele demonstrava a sua atuação como discípulo de JESUS.


COMO ALGUÉM SE TORNA UM DISCÍPULO?

Mc 1:19,20


E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,
E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele.


MT. 4:18,19


E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

PELA ESCOLHA DELE MESMO....

JESUS NÃO CHAMOU QUALQUER UM...

ELE CHAMOU A QUEM ELE ESCOLHEU


CONCLUSÃO: Ninguém faz de si mesmo um discípulo.


A pessoa se torna discípula ao ouvir a voz o chamado de Deus!


MC. 2:13,14


E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.

MC. 3:13,14


E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios:

*** CHAMOU A QUEM ELE QUIS.



LC. 5:8-11


E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.


JO. 1:43


No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.


AT. 9:4,6


E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.



Esses textos mostram que:


  1. A iniciativa do discipulado não está no indivíduo;
  2. A resposta ao chamado de Jesus, não residia no indivíduo, Era uma iniciativa DIVINA.
  3. JO. 6:44 ... QUE DIZ:

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.


Que o Senhor abençoe sua vida de forma poderosa...


Os anjos ministrem !!!



2 comentários:

Anônimo disse...

A vida se torna mais bela quando deixamos Deus agir em nossas vidas e amor fluir em nossos corações.

Sara Milena disse...

Quando deixamos Deus entrar em nossas vidas tudo se transforma.